O Sindicado das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp promove no dia 1º de setembro, no Centro Histórico do Mackenzie, em São Paulo, o 1º Seminário de Tecnologia Educacional: Inovação como Solução Estratégica. O evento marcará o lançamento do Novo Sindata – Sistema de Informações do Ensino Superior Privado, considerado o maior banco de dados do Ensino Superior, desenvolvido pelo Semesp como ferramenta de gestão para as IES.

 

O Sindata é um banco de dados com informações relevantes sobre as áreas de gestão acadêmica e gestão administrativa que permite às instituições realizar análises e diagnósticos setoriais. De forma inédita, o Semesp disponibiliza através do Novo Sindata informações consolidadas do Censo da Educação Superior dos anos de 2000 a 2007, colocando à disposição das IES associadas dados sobre matrículas, bolsas de estudos, vagas oferecidas, tipos de processos seletivos, quantidade de professores com mestrado e doutorado, infraestrutura etc. Será possível ainda comparar os resultados daqueles anos com os dados inseridos diretamente no Sistema pelas IES.

 

Acesso a dados regionais e globais – Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia de Informação do Semesp e administrado pela Assessoria Econômica do Sindicato, o Novo Sindata é alimentado diretamente pelas instituições de ensino superior do Estado de São Paulo, o sistema está organizado em Graduação Presencial, Graduação a Distância, Extensão Universitária, Dados de Pessoal, Dados de Infraestrutura e Dados Financeiros.

 

Raio-X do setor – Outra vantagem é a interpretação dos índices gerados pelo Sindata, traçando uma radiografia da realidade e da dinâmica do segmento privado de ensino superior. “A matéria-prima do Sindata são as informações fornecidas direta e espontaneamente ao Semesp por cada uma das áreas de gestão das mantenedoras associadas, com garantia de sigilo absoluto quanto à origem da informação. Quanto mais as instituições aderirem à alimentação do banco de dados, melhor e mais precisa será a qualidade das informações, que estarão permanentemente disponibilizadas para consulta pelas instituições participantes, de acordo com critérios selecionados pelo associado”, explica do diretor executivo do Semesp e responsável pelo Sindata, Rodrigo Capelato.

 

Painel de visualização – O Novo Sindata contará ainda com uma ferramenta exclusiva para os associados do Semesp: o painel de visualização. O software, desenvolvido pela TNT Educacional, empresa especializada em tecnologia para gestão de Instituições de Ensino, permite a geração de gráficos comparativos.  Com o painel, cada mantenedora associada poderá visualizar os dados da sua instituição em comparação com o mercado, a partir de variáveis como: porte, região, natureza jurídica e organização acadêmica. 

 

Para o presidente do Semesp, Prof. Hermes Figueiredo, o Novo Sindata fará um raio-x do setor auxiliando de maneira precisa o ensino superior privado. “Com o Novo Sindata será possível ter um panorama global do ensino superior particular paulista, ao mesmo tempo em que possibilitará o acompanhamento da evolução do contexto regional em que as IES estão inseridas, fornecendo informações fundamentais para a sustentabilidade empresarial do setor”, avalia.

 

 

Confira alguns dos dados disponíveis para pesquisa:

 

– Pesquisa de Inadimplência

– Evasão

– Matrículas

– Instituições por região

– Cursos

– Projeções

– Custo da folha de pagamento

– Rentabilidade por porte e por organização acadêmica das IES

 

 

 

 

Programação do Seminário:

 

8h00 – Recepção

9h00 – A importância de um sistema de informações para as estratégias de uma instituição de ensino superior. O Novo Sindata: O Sistema de Dados do Ensino Superior.
Rodrigo Capelato – Diretor Executivo do
SEMESP

Fernando Micali – Presidente da TNT Technology
Angelo Bete – Gerente de T.I. do
SEMESP


10h00  – Coffee Break e Networking

10h30 – O aluno do século XXI – o perfil do aluno moderno, sua relação com a tecnologia e as mudanças que ainda virão.
Betina von Staa – Coordenadora de Pesquisa em Tecnologia Educacional e Colunista da Divisão de Portais da Positivo Informática

 

11h30 – A importância da gestão de TI para as IES particulares e as ferramentas técnicas necessárias.

Gustavo Domingues Dias – Diretor de TI da Unisul

 

12h30 – Intervalo para Almoço

 

14h00 – Business Intelligence – Da estratégia à operação, decisões mais rápidas e melhores podem trazer ações assertivas ao seu negócio.

Paulo Batista – Gerente de Business Intelligence da Red&White IT Solutions

 

15h00 – 16h00 – Planejamento de Tecnologia da Informação aplicado à Educação.

Ricardo Menezes – Diretor da Unidade de Negócios Governo, Saúde e Educação da Dell Brasil

 

16h00 – Coffee e Networking

 

 

Serviço:

Seminário de Tecnologia Educacional: Inovação como Solução Estratégica

Lançamento do Novo Sindata

Data: 1º de setembro

Horário: das 9h às 17h30

Local: Centro Histórico do Mackenzie

Endereço: Rua Itambé, 45, Prédio 01, Higienópolis

Inscrições:

Associados do Semesp: gratuito

Não Associados: taxa de R$ 100,00

Informações: (11) 2069-4416

 

 

Novo Sindata, maior banco de dados do ensino superior privado, foi reformulado e passa a oferecer informações consolidadas sobre o setor desde 2000. A nova versão da ferramenta será lançada durante o Seminário de Tecnologia Educacional, no dia 1º de setembro, em SP.