Cerca de 60 pessoas participaram da Jornada Regional que aconteceu nos dias 28 e 29 de abril no Sindicato dos Contabilistas de Campinas. O encontro reuniu gestores e mantenedores de instituições de ensino superior particular da região para discutir temas relacionados à gestão e às políticas educacionais

Em dois dias, foram realizadas seis palestras que abordaram os principais temas das rotinas administrativas e pedagógicas na gestão de uma IES.

O consultor jurídico do Semesp e da ABMES, José Roberto Covac, abriu a Jornada Regional em Campinas, com o tema Legislação Educacional e Societária. Entre outros temas, o profissional debateu as vertentes cotidianas de quem está à frente de uma IES, oferecendo respostas sobre registro de diplomas, supervisão do MEC, EAD, Plano de Carreira, entre outros. Covac também apresentou algumas previsões para o setor e alertou que a regulação do ensino superior por parte do Ministério da Educação tende a se tornar cada vez mais rígida e as instituições devem estar em dia com as exigências para não enfrentar problemas e mesmo punições posteriores.

Em seguida, a diretora geral da CADEC – Consultores Associados de Educação – e ex-assessora técnica do MEC, Ana Cristina Canettieri, apresentou a palestra “Avaliação Acadêmica e os Processos Administrativos da IES”, em que desdobrou as atribuições do CPC como indicador preliminar da situação dos cursos de graduação e explicou como a avaliação acadêmica pode ser uma orientadora dos processos administrativos das instituições. Além disso, forneceu ferramentas e indicadores para gestão do instrumento de avaliação externa.

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, o diretor financeiro da Unisul, Adriano Dias Sousa e o fundador do Grupo Camargo Rodrigues, instrutor do Serasa e diretor da Abrade, Luis Fernando Rodrigues iniciaram as palestras do dia 29 de abril, sobre Mercado e Gestão.

Capelato falou sobre Gestão Financeira para Instituições de Ensino e apresentou um panorama dos índices fundamentais para a gestão financeira, previsões e custos, além de mostrar números do ensino superior em Campinas, comparados com os do Brasil e do Estado de São Paulo.

Adriano Sousa abordou a Gestão Financeira para as Instituições de Ensino, apresentando modelos de controles de custos eficazes que inibem a inadimplência e que permitem uma recuperação rápida de recursos. Para finalizar, Luis Fernando Rodrigues abordou a Gestão da Inadimplência Educacional, apresentando ferramentas eficazes que inibem este ônus e que permitem uma recuperação rápida de recursos.

A Jornada foi encerrada com a palestra sobre Endomarketing Educacional e Gestão de Pessoal, apresentada por Wesley Nogueira Barbosa – Diretor Financeiro da ETEP Faculdades. Ele mostrou um modelo de Gestão de Pessoas totalmente implantado, seus desafios e resultados, causando muitos questionamentos e interesse do público presente. Apresentou ainda novas práticas para conquistar satisfação, comprometimento e engajamento dos colaboradores administrativos e acadêmicos. Falou também sobre comunicação entre as áreas administrativa, acadêmica e o mercado para dar equilíbrio às diversidades culturais da instituição, propiciando desenvolvimento institucional.

A próxima Jornada Regional acontecerá nos dias 6 e 7 de maio, na cidade de Santos. Para saber mais informações, acesse: http://semesp1.tempsite.ws/portal/?Area=News&Action=Read&ID=6539&IDCategory=9&IDArea=&SearchWord=

 Foto: George Amaral

Cerca de 60 pessoas participaram da Jornada Regional que aconteceu nos dias 28 e 29 de abril no Sindicato dos Contabilistas de Campinas. O encontro reuniu gestores e mantenedores de instituições de ensino superior particular da região para discutir temas relacionados à gestão e às políticas educacionais