O Complexo Educacional FMU acaba de lançar uma pós-graduação voltada para o tratamento de animais exóticos. O objetivo do curso, que tem dois anos de duração, é formar veterinários especializados no atendimento de répteis, aves de pequeno e grande porte, peixes ornamentais, mamíferos, entre outras espécies.  

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação (AnfalPet), o Brasil possui 40 mil pet shops e mais de dois milhões de animais exóticos vivendo em habitats domésticos. “Trata-se de um mercado em expansão”, afirma Terezinha Knobl, coordenadora do curso. “O atendimento médico e cirúrgico em clínicas veterinárias especializadas é o grande campo empregador da profissão”, explica.

As oportunidades de trabalho não param por aí. “Ao término da especialização, esse profissional poderá trabalhar ainda em criatórios conservacionistas, zoológicos, parques, órgãos governamentais (como o IBAMA), além de atuar na realização de pesquisas com o apoio financeiro de agências de fomento, ou como professor universitário”, conclui Terezinha.

A FMU conta atualmente com um ambulatório para o tratamento gratuito de aves ornamentais e silvestres, e procura ampliar já em 2009 o atendimento para outras espécies como, coelhos, chinchilas, primatas, tartarugas, serpentes e lagartos, valendo-se das aulas laboratoriais com os próprios alunos do curso de pós-graduação. Mais informações www.fmu.br.

Lançada pós-graduação voltada para o tratamento de animais exóticos