O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira (7) os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2012. Segundo o MEC, sete de cada dez cursos avaliados conquistaram conceito superior a três, numa escala de um a cinco.

As notas do Enade são obtidas por meio das provas aplicadas aos alunos de ensino superior e ajudam a compor a avaliação da instituição, composta também por outros atributos como corpo docente e infraestrutura.

Em 2012, o Enade avaliou cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, comunicação social, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo, além de cursos superiores de tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais. No total, 469.478 estudantes concluintes da graduação ou tecnológicos realizaram o exame que acontece a cada três anos e avalia cursos específicos.

Entre 2009 e 2012, a proporção de cursos com conceito três subiu de 37,8% para 43,9%. Já os cursos com conceito quatro, subiram de 9,7% para 19% e os com a nota máxima, cinco, subiram de 1% para 5,4%. Contudo, 30% dos cursos avaliados ficaram abaixo da média, com conceitos um e dois.

As notas do Enade 2012 ficarão disponíveis para consulta no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a partir das 17h de segunda-feira (7).

O Enade 2013 acontecerá no dia 24 de novembro e irá avaliar cursos de agronomia, biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e zootecnia. E alguns cursos de tecnólogo, como agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.