Até que ponto é possível conhecer de fato as opiniões das pessoas? Com o intuito de responder a estas e outras questões relacionadas à pesquisa de opinião e à pesquisa de mercado, a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) promove a oficina “Pesquisa de mercado”, que acontece nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro.

Inspirada no curso de pós-graduação em “Pesquisa de Mercado e Opinião Pública da FESPSP”, sob coordenação do Prof. Dr. José Paulo Martins Jr. – que também ministrará a oficina –, a atividade irá proporcionar aos presentes um pouco mais de conhecimento acerca do processo que envolve uma pesquisa de mercado ou de opinião e as etapas que vão das elaborações teórico-conceituais à apresentação dos resultados.

O professor apresentará ainda, noções sobre pesquisas quantitativas e qualitativas, construção de questionário (para realização das pesquisas), pesquisa em fonte, etnografia, entre outros temas. Além disso, também serão promovidas discussões sobre alguns dos principais “fenômenos” capazes de influenciar nos resultados das pesquisas, como a mídia (noticiário, propagandas, novelas, etc.), por exemplo.

A atividade faz parte da programação das Oficinas Temáticas Livres, que são gratuitas e abertas ao público em geral. Os interessados podem obter mais informações e se inscrever pelo site www.fespsp.org.br/oficinas ou pelo telefone (11) 3123-7810.

A aula acontece na unidade da FESPSP localizada à Rua General Jardim, 522 na Vila Buarque, próxima às estações República e Santa Cecília do metrô.

Serviço:
Oficina “Pesquisa de Mercado”
Data: 13/02/2009 – sexta-feira
Horário: das 19h00 às 22h00
Local: Rua General Jardim, 522 na Vila Buarque, próxima às estações República e Santa Cecília do metrô.