DOAÇÃO DE ITENS ARRECADADOS PARA INSTITUIÇÕES DO ENTORNO

Em tempos difíceis, uma mão solidária faz toda a diferença! Por isso, a equipe da FAESA saiu do home office no início de abril para levar apoio e solidariedade para quem precisa. Três instituições do entorno dos campi Vitória e Cariacica, Apae Vitória, Asilo de Vitória e a Maternidade Municipal de Cariacica, receberam das mãos da equipe doações feitas por alunos durante a Maratona Solidária e também por integrantes da equipe FAESA.  Todas as doações foram muito bem-vindas para as instituições neste momento de tantas dificuldades.

TRADUÇÃO EM LIBRAS

O esforço para transformar as aulas teóricas presenciais em aulas digitais envolve o trabalho de professores e também das equipes de apoio das IES. A FAESA conta com três alunos surdos cursando Engenharia Civil e Arquitetura. Durante as aulas digitais, três intérpretes de Libras participam das aulas, fazendo a tradução simultânea. O trabalho acontece em regime de home office, mas com a mesma qualidade e empenho. Esse exemplo nos mostra como o trabalho conjunto das equipes contribui para a construção do conhecimento, mesmo em tempos desafiadores.

AÇÃO DE VALORIZAÇÃO DO EMPREENDEDOR LOCAL

Com muitos negócios sofrendo as consequências do isolamento social, a FAESA decidiu dar uma forcinha para os empreendedores locais por meio de uma ação nas redes sociais. Os 28 mil seguidores do Instagram oficial da marca foram convidados a marcar um negócio local numa postagem. Por uma semana, a FAESA repostou as marcações, dando visibilidade a empreendedores de vários seguimentos.

INVESTIMENTOS NO AVA E NA BIBLIOTECA DIGITAL

Com o desafio de transformar as aulas teóricas presenciais em aulas digitais, a FAESA fez alguns investimentos para garantir uma melhor experiência acadêmica para os seus alunos diante da nova realidade.  O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) aumentou a quantidade de acessos simultâneos permitidos, de 4,2 mil para 20 mil, e teve o horário de sua equipe de suporte ampliada para 17 horas/dia, das 6h às 23h, garantindo melhor auxílio a estudantes e professores. Além disso, o acervo da biblioteca virtual passou de 9 mil para quase 16 mil títulos.

E-BOOKS COM DICAS

Em um momento de grandes desafios, em que a mudança da rotina exige novas habilidades, a FAESA produziu uma série de e-books com dicas das mais diversas. O primeiro a ganhar visibilidade foi o e-book 10 Dicas de Estudo, que buscou trazer sugestões para potencializar o desempenho dos alunos diante da nova realidade das aulas digitais. Os materiais são postados nas redes internas para professores e alunos. Na sequência, o Centro Universitário editou Dicas de Saúde e Dicas de Bem-estar, o primeiro voltado para a saúde física e o combate à pandemia e o último voltado à saúde mental.

MENSAGENS DIÁRIAS DE MOTIVAÇÃO PARA A EQUIPE

O isolamento social exigiu dos professores e das equipes administrativas das IES um esforço conjunto para tornar as aulas teóricas digitais tão efetivas quanto as aulas presenciais. Nesse caminho de construção coletiva do conhecimento, muitos profissionais duvidaram da própria capacidade de seguir adiante e precisaram de uma injeção de ânimo. E por que não tornar essa carga de energias positivas um processo diário e sistematizado? Foi nisso que a FAESA acreditou quando iniciou o envio de mensagens diárias para a sua equipe. A ação, que passou a acontecer na primeira semana de aulas digitais, cria engajamento e promove a valorização daqueles que estão à frente do processo de ensino.

VÍDEO MOTIVACIONAL COM ALUNOS E PROFESSORES

Para valorizar o esforço de alunos e professores, motivando-os a seguir o caminho do conhecimento em resposta aos desafios que se apresentavam com a pandemia, a FAESA usou imagens das aulas digitais para apresentar um vídeo leve que traduzisse a nova realidade vivida. O vídeo foi compartilhado nas redes sociais do Centro Universitário e foi mais uma ação com o objetivo de promover o acolhimento.

LIVES NAS REDES SOCIAIS

Desde o início de abril, a FAESA tem usado a sua página no Instagram para compartilhar conhecimento com a sociedade, por meio de suas lives com professores da Instituição e profissionais de referência no mercado. A ideia é levar conteúdo aberto e de qualidade para os mais de 28 mil seguidores da rede, fazendo dos momentos de isolamento social uma oportunidade para crescer. A primeira sessão teve o tema “Saúde mental em tempos de reclusão”, com a psicóloga e professora da FAESA, Fernanda Helena Miranda, mas as temáticas são bem variadas, passando por temas como ciência, gestão do tempo, imposto de renda e
games.

TREINAMENTO DOS PROFESSORES PARA ADAPTAÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS

Como uma medida de proteção à saúde da comunidade acadêmica e da sociedade, assim que a Covid-19 foi considerada uma pandemia, a FAESA se antecipou às definições dos governos e cancelou as aulas presenciais por uma semana, até que fossem iniciadas as aulas digitais.  Esses dias sem aula, além de contribuir para o isolamento social dos alunos, foram usados para auxiliar os professores na adaptação de suas aulas presenciais. Eles contaram com assessoria individual da equipe de Educação Digital e capacitação para melhor uso das ferramentas disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).