Faculdade Toledo é sucesso no Enade

Yara Pires Gonçalves, coordenadora pedagógica da faculdade de Presidente Prudente, faz avaliação interna contínua para alcançar a máxima qualidade. 

O segredo do sucesso da Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo (Unitoledo), segundo a coordenadora pedagógica da instituição, doutora Yara Pires Gonçalves, que fez a segunda palestra da 10ª Jornada Regional de São José do Rio Preto, nesta quarta-feira (4 de junho), é o DNA institucional e a contínua perseguição por um ensino de qualidade. Fundada em 1961, pelo engenheiro Antônio Eufrásio de Toledo, a Unitoledo possui 9 cursos de graduação e quatro de pós-graduação, tem 3.300 alunos, 90 professores, 120 colaboradores, vestibular anual, cursos semestrais e as melhores avaliações no Enade.

“Em 2001 conseguimos no Provão uma avaliação C nos cursos de Direito e Administração e começamos a ajustar o conteúdo. Observamos que os alunos iam melhor nos exames nas questões dissertativas do que nas objetivas e fizemos vários ajustes. Em 2006, a nossa avaliação ficou em 4 nos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis e, em 2012, tivemos conceito máximo no Enade, com quatro avaliações 5 nos cursos de Direito, Administração, Gestão Financeira e Marketing, e um 4 em Ciências Contábeis”, lembra Yara.

Segundo ela os diferenciais na gestão acadêmica da instituição se devem aos processos contínuos de avaliação interna, redirecionamentos constantes e atitudes pró-ativas de toda a equipe de trabalho, além de foco no alinhamento didático pedagógico ajustado com a missão e os valores e norteados sempre por indicadores de avalição externa. “O planejamento tem de ser minucioso, a gestão alinhada com o DNA da Instituição, sua missão, visão e valores e todos os projetos atualizados o tempo todo para atender às exigências de regulação, integrando pesquisa, ensino e extensão. Por isso a insatisfação e a ansiedade dos profissionais da Unitoledo é bastante positiva para que estejamos  sempre em movimento e inovando”, finalizou.

Serviço: 

Jornada Regional de São José do Rio Preto

Data: Dias 4 e 5 de junho

Horário: das 8h30 às 16h

Local: Hotel Quality Saint Paul
End.: Av. José Munia, 5.200

Programação:

Dia 5:

8h30: Recepção dos inscritos

9h – 12h: Legislação educacional.

José Roberto Covac- Consultor Jurídico do Semesp

12h – 13h: Almoço oferecido pelo evento

13h30 – 16h00: Políticas Educacionais e o papel do pesquisador institucional

Andréia Cristina Fregate Beraldi Labegalini – Pesquisadora Institucional da Universidade de Marília

 

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp e www.twitter.com/semesp_online. 

Atendimento imprensa:

Ana Purchio / 11 2069-4419 / imprensa@semesp.org.br

Ana Carolina Machado/ (11) 3129-8737 / carolina.machado@convergenciacom.net