No dia 20 de outubro, das 10h às 12h, o Auditório MackGraphe – Mackenzie, localizado na Rua da Consolação, 930, em São Paulo, será palco de um evento especial em comemoração ao Dia Nacional da Filantropia. A data, estabelecida pela Lei nº 13.925/2019, tem como objetivo dar visibilidade ao setor filantrópico e à prática da filantropia no Brasil, que envolve mais de 16 milhões de voluntários e contribui para o desenvolvimento social e a redução das desigualdades no país.

O evento será uma oportunidade única para celebrar o verdadeiro significado da filantropia – um profundo amor à humanidade – e incentivar a sua prática constante tanto por parte das organizações quanto dos cidadãos. Além disso, o evento marcará o lançamento do projeto “Filantropia na Cidade”, uma iniciativa liderada pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), em colaboração com a Prefeitura Municipal de São Paulo, Mackenzie e o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil.

O projeto visa estimular a participação ativa de cidadãos em ações de responsabilidade social e voluntariado que beneficiem as comunidades locais, e acontecerá em outubro de 2024. A celebração deste dia proporcionará uma plataforma para a troca de ideias, experiências e estratégias sobre como fortalecer a cultura solidária e a colaboração em nossa sociedade. Palestrantes no campo da filantropia estarão presentes para compartilhar seus insights e inspirar todos os participantes.

“O evento é uma oportunidade valiosa para reconhecer o trabalho das organizações filantrópicas e dos voluntários que fazem a diferença na vida de milhões de pessoas no Brasil. Também é uma ocasião para convidar todos os cidadãos a se engajarem em causas sociais e a contribuírem para a construção de um mundo melhor”, disse Custódio Pereira, presidente do FONIF.

No Brasil, o setor filantrópico é composto por hospitais, ambulatórios, escolas, universidades, centros de acolhimento, lares de idosos, associações de defesa de direitos sociais, entre outras atividades. A lista é longa, mas o que todas as instituições têm em comum é o compromisso em prestar serviços para a população que mais precisa. De acordo com a pesquisa “A Contrapartida do Setor Filantrópico no Brasil”, em 2020, coube às 27.384 instituições filantrópicas detentoras da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) a tarefa de realizar 230 milhões de procedimentos hospitalares; conceder quase 800 mil bolsas de estudo na Educação Básica e no Ensino Superior e disponibilizar mais de 625 mil vagas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Participe desta celebração em prol da filantropia no Brasil e faça parte deste movimento que busca promover o amor à humanidade. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. Para garantir seu lugar, inscreva-se antecipadamente.

Para mais informações sobre o Dia Nacional da Filantropia: https://filantropia.fonif.org.br/dia-nacional-da-filantropia-2023