Para Jorge Blando Martínez, “o mundo continuará mudando a uma velocidade vertiginosa e teremos de acompanhar a sociedade nesse desafio” (foto: divulgação/TecMonterrey)

A sociedade contemporânea se caracteriza pela busca incessante de conhecimento e a educação continuada ou lifelong learning – aprendizagem ao longo da vida – adquiriu grande importância. O conceito tem suas origens na Unesco, em meio à Segunda Guerra Mundial, quando a educação foi reconhecida como um direito universal. O fenômeno da expansão da educação continuada é mundial, impulsionada pelas novas tecnologias, e incorre no surgimento de organizações públicas e privadas empenhadas em contribuir na tarefa de levar conhecimento a todos que desejarem.

Quem resgata parte dessa história e traz o alcance da educação continuada na América Latina é Jorge Blando Martínez, presidente da Rede de Educação Continuada para a América Latina e Europa (RECLA) e vice-reitor de educação continuada do Tecnológico de Monterrey, instituição que tem 150 mil estudantes – os “learners & game changers”, como a instituição os denomina – matriculados em seus cursos de educação continuada. Ele também opina sobre a participação do Brasil nesse setor pleno de possibilidades.

Confira reportagem completa no site da Revista Ensino Superior