Saber contratar empresas que prestam serviços de limpeza ajuda no bom funcionamento de uma instituição de ensino

Por Juliana Duarte

Os funcionários terceirizados devem estar devidamente identificados, com crachás e uniformes diferenciados

O que é

As empresas especializadas em limpeza fazem toda a higienização dos espaços de uma universidade, desde os locais de uso comum, como corredores, pátios, banheiros e cantinas, até salas de aula, auditórios e laboratórios. A contratada será responsável por fornecer profissionais aptos (geralmente auxiliares de serviços gerais, faxineiros e limpadores de vidro), e organizar a carga horária de acordo com as exigências e o funcionamento da instituição de ensino. O serviço é bastante indicado para locais amplos, que exigem mais de um funcionário para executá-lo da maneira correta.

 

Por que utilizar

Reduzir os custos de manutenção é o principal objetivo para quem terceiriza os serviços de limpeza. Com gastos menores a instituição pode investir e concentrar melhor seus esforços para oferecer educação de qualidade. Outra vantagem é que o trabalho fica nas mãos de profissionais capacitados e experientes. Além disso, a gestão do setor fica a cargo da empresa contratada, o que facilita o cotidiano da administração da instituição.

 

Tipos

Há empresas que oferecem serviço completo: funcionários, equipamentos e itens de higiene usados no dia a dia. Outras disponibilizam apenas a mão de obra. Antes de optar por uma, é imprescindível verificar qual é a mais indicada para o tipo de trabalho desejado. Essas características devem constar no contrato firmado com a instituição.

 

Como funciona

Para certeza de um bom negócio, a instituição interessada deve buscar referências da empresa antes de contratá-la – como solicitar a lista de clientes e obter com eles informações sobre o trabalho feito. Outra forma, para observar a idoneidade da companhia, é verificar se os empregados estão devidamente registrados e dispõem de segurança no trabalho. Ao fechar o negócio, o contrato deve ter definições claras sobre o trabalho, quais funcionários frequentarão o local e como será a rotina deles. É fundamental apresentar as dependências da instituição à empresa e mostrar que determinadas áreas precisam de cuidados específicos, como laboratórios. É importante, porém, nunca designar tarefas que não estão previstas em contrato.

 

Quanto custa

O valor varia de acordo com a demanda da instituição – se for um espaço maior, a empresa contratada deve escalar mais profissionais. O preço também muda se o serviço for completo (incluindo os materiais).

 

Onde encontrar

Jani King Brasil
www.janikingbrasil.com.br

Limp Serv
www.limpserv.com.br

Maxim Clean
www.maximclean.com.br

Nova Rio
www.novario.com.br