Pe. Antonio Alves de Brito/FAPCOM

Na Fapcom, o planejamento para criação de novos cursos ocorre de forma colegiada, aprovado no Conselho Superior da IES e pela mantenedora, conforme instituído no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A criação de novos cursos leva em consideração dois elementos fundamentais: o primeiro é a missão institucional, que consiste em promover o ser humano por meio de uma formação integrada às áreas de comunicação, filosofia e tecnologia. O segundo é o perfil do egresso, de modo que ele, ao concluir o curso, encontre lugar no mundo do trabalho. A partir disso, o projeto pedagógico é elaborado por colegiados competentes: Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Colegiado de Curso. Por fim, o pedido de abertura de curso é protocolado no MEC.

José Luis de Melo Turiani/Fasm

O planejamento para a criação e aprovação de um novo curso é feito a partir do estudo de mercado em que a IES atua. Isso sem deixar de considerar o momento político-econômico, com foco principalmente na pirâmide etária do Brasil e seus profundos impactos no período de 10 a 15 anos. Após análise reflexiva, sem esquecer do Plano de Desenvolvimento Institucional e Missão da IES (confessional, no nosso caso), está na hora de iniciar a construção do curso propriamente, pensando no PPC, nas aprovações do MEC, no marketing, no preenchimento das vagas e nas formas de acompanhamento contínuo do novo curso. Vale destacar que o perfil do egresso deve obrigatoriamente considerar as possibilidades múltiplas de aprendizagem pós-curso. Atualmente, não lançamos cursos, planejamos e construímos o curso em seu dia a dia.

Guy Cliquet/ Insper

No caso da pós-graduação lato sensu do Insper, o processo de criação de um novo curso começa a partir da iniciativa de qualquer pessoa, interna ou externa à instituição, que mostre a oportunidade em questão e encaminhe a proposta a um coordenador. Recebendo a sugestão de curso, o coordenador responsável estabelece o conjunto de objetivos específicos necessários para a formação de profissionais e a certificação que será usada como referência, como, por exemplo, a Chartered Financial Analyst (CFA), reconhecida no mercado financeiro. Como etapa final, o coordenador contrata os docentes capacitados para as disciplinas e, com eles, elabora o planejamento das aulas a serem ministradas durante todo o programa.