Já está disponível o Boletim Reajuste das Mensalidades do mês de outubro, compilado pelo Instituto Semesp com o objetivo de oferecer apoio às instituições associadas na preparação para o cálculo do índice de reajuste de mensalidades para o próximo ano. Este boletim, que abrange dados projetados de janeiro a dezembro de 2023, busca fornecer informações essenciais para as instituições, embora enfatize que não é possível calcular um índice único de reajuste que se aplique a todas as instituições, devido à diversidade inerente ao setor do ensino superior.

A publicação da tabela de referência, que compreende a maioria dos itens das matrizes de custo das instituições, apresenta as projeções de variações inflacionárias para o ano de 2023. Isso permite que as instituições estimem o impacto da inflação em sua estrutura de custos até o final do ano. Além do impacto inflacionário, as instituições são incentivadas a analisar outras variáveis que compõem as mensalidades, como inadimplência, evasão, gratuidades e expectativas de crescimento. Esses fatores devem ser considerados juntamente com o índice de reajuste projetado.

Portanto, o cálculo do índice inflacionário torna-se uma ferramenta essencial para auxiliar as instituições de ensino na definição dos valores de mensalidades para o ano subsequente. O índice inflacionário, juntamente com outros fatores, como a margem de contribuição e a elasticidade-preço da demanda de cada curso, oferece uma visão abrangente para que as instituições possam tomar decisões bem fundamentadas sobre as mensalidades de 2024.

Confira o Boletim Reajuste de Mensalidades na íntegra