Foi publicado esta semana o 16º Ranking Financial Times Executive Education, que classifica as 70 melhores escolas de negócios abertas (isto é, qualquer pessoa pode cursá-las) do mundo. Pelo terceiro ano seguido, os primeiros lugares foram ocupados, em ordem, pela IMD, da Suíça; University of Chicago Booth, com unidades nos Estados Unidos, Reino Unido e Singapura; e HEC Paris, da França.

Quatro instituições brasileiras foram listadas. A Fundação Dom Cabral aparece, na classificação geral, em 23º lugar, o mesmo do ano passado. Também mantém sua posição de 2013 o Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, em 38º. Na 59ª posição está a Faculdade de Tecnologia Saint Paul e, por fim, a Fundação Instituto de Administração, em 69º lugar.

O ranking avalia a satisfação de alunos e clientes, a diversidade da comunidade acadêmica e a presença internacional da instituição. Para participar, as instituições devem ser credenciadas internacionalmente e terem tido receita de no mínimo dois milhões com seus cursos. Aproximadamente 6.500 escolas de negócios participaram da pesquisa que originou a lista com as 70 melhores.

Comparação
No tradicional QS World University Ranking, a instituição brasileira de melhor classificação no recorte Ciências Sociais e Administração foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o primeiro lugar sendo ocupado pela americana Harvard University. Na lista do Financial Times, a escolas de negócio de Harvard aparece em sexto lugar, enquanto a FGV cede lugar às quatro brasileiras citadas.