As Faculdades Integradas Padre Albino – FIPA têm atuado na luta contra o Aedes Aegypti por meio de boas práticas e medidas preventivas adotadas no combate à proliferação do mosquito no Campus São Francisco e Campus Sede, na cidade de Catanduva, além de campanhas e atividades educativas realizadas nas comunidades, acadêmica e local.

Um grupo composto por colaboradores uniformizados realiza rotineiramente vistorias pelas dependências da instituição para a identificação e eliminação de locais favoráveis à proliferação do mosquito.

FONTE: “Brigada da Dengue”, Câmpus SEDE, FIPA

As faculdades também promoveram, no mês de fevereiro, o “Dia de Enfrentamento ao Aedes Aegypti e ao Zika Vírus”, em que acadêmicos do primeiro e segundo ano do curso de Direito, sob orientação da Profª Beatriz Trigo, realizaram atividade especial de análise, alerta e conscientização sobre o problema que atinge várias partes do país e do mundo. Os estudantes fizeram uma análise histórica da doença com o objetivo de identificar qual a responsabilidade do Estado diante do quadro atual e refletir sobre possíveis impactos jurídicos da contaminação pelo vírus.

FONTE: “Dia de Enfrentamento ao Aedes aegypti e ao Zika vírus, Curso de Direito FIPA

 

Nos cursos de Biomedicina e Medicina, os acadêmicos, orientados pela Profª Drª Ana Paula Girol, realizaram atividades educativas de mobilização nas escolas E.E. Paulo de Lima Corrêa, Colégio Ressurreição e Colégio Nossa Senhora do Calvário. Segurando faixas informativas para chamar a atenção, os alunos deram orientações sobre a importância do combate ao Aedes Aegypti e os sintomas das doenças por ele transmitidas. Um grupo de estudantes também realizou a atividade nos sinaleiros do centro de Catanduva.

FONTE: “Dia de Enfrentamento ao Aedes aegypti e ao Zika vírus, Cursos de Biomedicina e Medicina FIPA

FONTE: “Dia de Enfrentamento ao Aedes aegypti e ao Zika vírus, Cursos de Biomedicina e Medicina FIPA

 

No curso de Enfermagem das FIPA, o enfrentamento ao mosquito foi realizado por meio de dramatização com fantoches, abordando o tema ao público infantil de Creches Filantrópicas em parceria com a Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa). As atividades educativas são realizadas pelos próprios estudantes, supervisionados pela Profª Mª Antonia de Fátima Zanchetta Serradilha,  e tem como objetivo despertar nas crianças o interesse pela prevenção.

 

FONTE: “Dia de Enfrentamento ao Aedes aegypti e ao Zika vírus, Curso Enfermagem, FIPA.

FONTE: “Dia de Enfrentamento ao Aedes aegypti e ao Zika vírus, Curso Enfermagem, FIPA.