Inconclusões do Fies
24 de março de 2015CARTA AO LEITOR | Edição 196 Após encaminhar diversas notificações ao FNDE visando esclarecimentos e correções de erros no SisFies, sem obter retorno, o Semesp...
Como a instituição destina seus investimentos em pesquisa?
24 de março de 2015A QUESTÃO É... | Edição 196 Evelise Moraes Berlezi, vice-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande...
Economia improdutiva
24 de março de 2015ENTREVISTA: Gustavo Loyola | Edição 196 Para economista, mesmo com a necessidade de um severo ajuste fiscal, a redução de recursos na área da educação...
Com o pé no freio
24 de março de 2015ANÁLISE | Edição 196 Para especialistas, restrições na regulação do Fies têm mais impacto em regiões vulneráveis. Instituições do interior e grandes grupos sofrerão maior...
Novo Fies: influências implícitas na avaliação
24 de março de 2015ENSAIO | Edição 196 Para além do abalo econômico, as mudanças na concessão do financiamento estudantil implicam alterações na regulação a médio prazo por Thiago...
Avaliação revisitada
24 de março de 2015CAPA/AVALIAÇÃO ACADÊMICA | Edição 196 A chegada de uma nova geração de alunos às faculdades motiva as instituições a se apoiarem em recursos tecnológicos e...
Em busca do saber
24 de março de 2015TECNOLOGIA | Edição 196 O que os jovens ‘geeks’ que se reuniram na Campus Party 2015 mais esperam da faculdade é que os ajude a
Tradição em inovar
24 de março de 2015MISSÃO TÉCNICA | Edição 196 Com universidades centenárias e instituições com tecnologia de ponta, a Alemanha é o destino da Missão Técnica deste ano para...
Educação: substantivo feminino
24 de março de 2015ESPECIAL MULHERES NO ENSINO SUPERIOR | Edição 196 Brasil forma mais mulheres que homens na graduação, mestrado e doutorado, mas ainda enfrenta desigualdades no mercado...
Agora é que são elas
24 de março de 2015ESPECIAL MULHERES: PERFIL | Edição 196 Sensibilidade e organização caracterizam o perfil profissional das mulheres que ocupam cargos de gestão em instituições de ensino superior...
Apostando no aluno
24 de março de 2015BOAS PRÁTICAS | Edição 196 Instituto Mauá envolve professores e alunos no auxílio a estudantes com dificuldades de aprendizado por Fernando Oliveira Dificuldade de aprendizagem,...
Economia na conta de água
24 de março de 2015SERVIÇOS | Edição 196 Investir em cisternas para captar o recurso proveniente das chuvas ajuda a evitar o desperdício e garantir uma redução significativa no...
A favor da vida
24 de março de 2015FIM DE PAPO | Edição 196 Bebedeiras sem controle e outras formas de violência promovidas no âmbito universitário merecem estudo a fim de combater a...
Retrocesso no processo de inclusão
24 de fevereiro de 2015O Semesp e as mantenedoras do ensino superior privado foram pegos de surpresa, na virada do ano, com alterações nas regras do Fies. Ao aumentar...
Como a instituição se relaciona com os ex-alunos?
24 de fevereiro de 2015Antonio Freitas, pró-reitor da Fundação Getulio Vargas (FGV) Temos milhares de ex-alunos em nível de graduação e pós-graduação e a relação construída com eles se...
União para o sucesso
24 de fevereiro de 2015Instituições já colhem bons frutos de inovações trazidas por consórcio e iniciam o ano com conferência TED-ed para compartilhar essas experiências por Fernando Oliveira Motivar...
Combate à insegurança jurídica
24 de fevereiro de 2015Instituições de ensino superior filantrópicas se organizam para pedir mudanças na legislação e garantir maior estabilidade de atuação por Udo Simons O primeiro semestre de...
Revisão de parâmetros
24 de fevereiro de 2015Com mudanças na elaboração do Questionário Enade, novo CPC não reflete mudanças no conceito final, mas avança no aperfeiçoamento das instituições por Mariana Tokarnia Ano...
Expansão ameaçada
24 de fevereiro de 2015Pesquisa mostra relevância social e sustentabilidade do Fies a longo prazo. Porém, mudanças recentes, restringindo o acesso dos alunos, afetam crescimento do ensino superior, contrariando...
Outros modelos
24 de fevereiro de 2015Experiências estrangeiras evidenciam avanço do programa brasileiro, mas também apresentam alternativas para melhorias no sistema por José Eduardo Coutelle A experiência internacional talvez possa indicar...
Ir aonde o aluno está
24 de fevereiro de 2015Ainda sem convergência metodológica – nem de público – com os cursos presenciais, a EAD precisa se valer de estratégias diferenciadas de divulgação para atrair...