A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) promoveu no dia 11 de novembro o seminário O Papel da Iniciativa Privada no Ensino Superior: Realidade e Desafios para o Futuro. Na Mesa de abertura, presidida pela senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), a secretária de Ensino Superior do Ministério de Educação, Maria Paula Dallari Bucci, informou que três quartos dos estudantes brasileiros de cursos superiores estão matriculados em faculdades privadas. Ela também fez referência à cobertura do Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas para estudantes de graduação da rede privada.

O primeiro painel do seminário trata do tema “Participação no desenvolvimento econômico-social brasileiro” e tem como mediador o presidente da CE, senador Flávio Arns (PSDB-PR).

Foram expositores do primeiro painel Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp; Antônio Carbonari Netto, diretor-presidente do Grupo Anhanguera Educacional; e Cláudio de Moura e Castro, presidente do Conselho Consultivo do Instituto Inhotim.

O segundo painel debate a “Qualidade do ensino: diagnóstico e propostas” e teve como mediador o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS). Falam aos senadores Maria Helena Guimarães e Castro, professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); João Batista Araújo Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto; e Fábio José Garcia dos Reis, diretor de Operações do Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

O seminário continuou na parte da tarde, com o tema “Avaliação, regulação e supervisão”, a partir das 14h, e “Perspectivas para o futuro: Reforma ou revolução?”, com mediação dos senadores Marisa Serrano e Romeu Tuma (PTB-SP). Entre os convidados, o senador Cristovam Buarque.