Reunião híbrida marca mais uma rodada das Convenções Coletivas de Trabalho 2022

Federações profissionais demandam proposta patronal completa antes de iniciar negociação das demais cláusulas convenções coletivas

O Semesp e as federações profissionais dos professores e auxiliares em administração escolar (FEPAAE, FEPESP e FETEE) se reuniram de forma híbrida nesta quarta, 23, para mais uma rodada de negociação das Convenções Coletivas de Trabalho 2022.

A reunião foi conduzida pelo Diretor Jurídico do Semesp, José Roberto Covac, que iniciou as discussões passando a palavra para os representantes das federações ponderarem sobre as propostas de cláusulas enviadas pela entidade representante das mantenedoras.

Mesmo com a manutenção de várias cláusulas da Convenção Coletiva passada, as federações declararam a recusa formal de todas as propostas patronais e afirmaram que, antes de iniciar as negociações, precisam saber qual a proposta das mantenedoras de reposição salarial. Segundo as federações, eles deixaram claro em suas propostas o percentual de reajuste salarial, com incorporação da inflação e de perdas da convenção anterior.

Segundo os representantes das mantenedoras, não há como elaborar uma proposta de reajuste sem antes negociar outras cláusulas que também terão impacto econômico.

As federações propuseram a interrupção das tratativas salariais até o envio pelas mantenedoras da proposta patronal na íntegra, com a inclusão do percentual de reajuste salarial.