Prezado(a) Mantenedor(a),

Após um período de reformulação do modelo econométrico de projeção dos índices de inflação publicados pelos principais institutos de pesquisa do Brasil, o SEMESP volta a publicar o Boletim Econômico.

Devido ao impacto da crise econômica mundial, sobretudo no primeiro semestre, a queda da pressão da demanda provocou redução do impacto inflacionário, o que, inclusive, possibilitou uma redução mais acentuada da taxa de juros SELIC.

A economia nacional dá sinais claros de retomada do crescimento, refletido na expectativa do mercado para o crescimento do PIB. Em abril o mercado esperava retração de 0,4% do Produto Interno Bruto e, atualmente, já prevê crescimento de 0,18%.

A retomada da economia está acompanhada de uma provável pressão inflacionária para os últimos meses do ano, no entanto, os índices acumulados INPC/IBGE, IPC/FIPE e ICV/DIEESE ainda devem encerrar bem abaixo do registrado no ano passado.

A nova projeção da média dos índices INPC/IBGE, IPC/FIPE e ICV/DIEESE, acumulados de 1º de março de 2009 a 28 de fevereiro de 2010, reflete a expectativa de inflação mais baixa, e deve ficar 2,5 pontos percentuais menor em relação ao mesmo período do ano passado.

Para conhecer quais são os índices de inflação projetados, para o período de março de 2009 a fevereiro de 2010, bem como outros indicadores atualizados da economia, acesse neste link o Boletim Econômico de outubro/novembro 09.

Para mais informações sobre o Boletim Econômico ou sobre o SINDATA – Sistema de Informações do Ensino Superior Particular -, acesse o site www.sindata.org.br ou entre em contato com a Assessoria Econômica do SEMESP (tel: 11 – 2069 4436 ou e-mail: [email protected]).

Atenciosamente,
SEMESP

Inflação fechará mais baixa no final do ano