O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou em reunião nesta sexta-feira (9) que as avaliações in loco das IES e de cursos serão realizadas em formato virtual já a partir do final de abril. A previsão é que, até outubro de 2021, sejam realizadas cerca de 5 mil avaliações nesse formato. O processo de avaliação em formato remoto seguirá o mesmo padrão da avaliação presencial e será realizado via plataforma Teams. Apenas os cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Psicologia seguirão com avaliações in loco presenciais.

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, e o diretor Jurídico da entidade, José Roberto Covac, participaram da reunião junto com outras entidades do setor. De acordo com Capelato, o anúncio é de extrema importância para o setor. “Esse era um pleito do Semesp. As avaliações virtuais representarão um grande ganho para a Educação Superior e trarão uma maior agilidade, aperfeiçoamento e confiabilidade ao processo de avaliação”, celebrou.

O Inep deve apresentar o novo modelo de avaliação remoto à Comissão de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) já na próxima semana. A previsão de publicação de portaria no Diário Oficial da União com as mudanças também é próxima semana.

Confira abaixo o vídeo com Rodrigo Capelato explicando todas as mudanças do anúncio do Inep