Qual país você acredita ter um sistema de educação inspirador? Com objetivo de ouvir seus associados e demais representantes do ensino superior no Brasil, o Semesp realiza pesquisa para definir o roteiro de visitas técnicas da 11ª Missão Técnica Internacional, que será realizada em 2019. Entre as opções para votação estão Singapura, Índia, Japão, Malásia, Tailândia, Itália e Estados Unidos.

Pioneiro na realização de visitas técnicas em países que são referência em educação superior, com 12 países visitados nos últimos 10 anos, o Semesp realiza anualmente suas Missões Técnicas Internacionais com objetivo de conhecer as melhores experiências de ensino superior no mundo, para qualificar a formação dos gestores das IES, para que por meio das melhores referências os gestores possam realizar transformações em suas instituições e para que a entidade e os integrantes das Missões possam colaborar com a melhoria do sistema de ensino superior do Brasil.

Em 2018, durante a 10ª Missão, realizada na Austrália, o Semesp promoveu uma experiência diferente para os participantes, organizando grupos de trabalho temáticos. Os temas foram semelhantes aos do documento de “Diretrizes de Política Pública para o Ensino Superior Brasileiro”, publicado em agosto de 2017. Os grupos se reuniram durante a viagem e apresentaram os resultados dos trabalhos, o que originou o “Relatório da 10ª  Missão Técnica do Semesp com reflexões para o Brasil”, disponível para download.

Para Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, a iniciativa criou uma dinâmica que permitiu maior interação e troca de informações entre os participantes. “As percepções colhidas foram qualificadas e estão disponibilizadas neste documento, para acompanhamento e reflexão das IES brasileiras. Com a publicação desse relatório o Semesp quer instigar o debate sobre a melhoria do sistema de ensino superior no nosso país, inspirar mudanças das IES e fomentar o debate sobre políticas públicas. Para 11ª edição, desejamos por meio desta pesquisa construir juntos um novo roteiro que contribua efetivamente para uma educação melhor no Brasil”, comenta.

A pesquisa para 11ª Missão Técnica Internacional do Semesp pode ser respondida pelo próprio portal da entidade, clicando neste link. Participe e ajude o Semesp a escolher mais um roteiro de qualidade que contribua com a educação superior brasileira.