Primeira reunião híbrida das Convenções Coletivas de Trabalho 2022, com participação de representantes da Comissão de Tratativas do Semesp e das federações profissionais participantes das negociações

O Semesp iniciou nesta quinta (10) a primeira reunião de negociação das Convenções Coletivas de Trabalho 2022, que estabelece reajustes salariais e aplicação de outros benefícios para professores e corpo administrativo das instituições de ensino superior. Uma novidade para 2022 é que todas as reuniões das tratativas salariais acontecerão de forma híbrida.

Neste primeiro momento participaram os representantes da Comissão de Tratativas do Semesp, o diretor Jurídico José Roberto Covac, o diretor executivo Rodrigo Capelato e outros membros da equipe jurídica do Semesp; e representantes das três federações profissionais participantes das negociações: Federação dos Professores do Estado de São Paulo (FEPESP); Federação Paulista dos Auxiliares em Administração Escolar (FEPAAE);  Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (FETEE). Na reunião, o Semesp informou que já recebeu das federações suas pautas de reivindicações.

Durante a reunião, Rodrigo Capelato apresentou um pequeno cenário do setor do ensino superior, reforçando que o momento econômico é bastante desafiador. Ele destacou que, apesar do crescimento de 3,1% nas matrículas apontado pelo mais recente Censo da Educação Superior, com dados de 2020, divulgado em fevereiro pelo Inep, esse aumento se concentrou nos cursos EAD, com mensalidades mais baratas. Outro dado alarmante é a queda da taxa de escolarização líquida do país, que mede a proporção de pessoas de 18 a 24 anos que frequentam o ensino superior em relação à população dessa faixa etária, de 18,1% para 17,4%. Segundo Capelato, com o aumento das taxas de evasão e a queda gradual do número de inscritos no ENEM, as projeções para 2021 e 2022 são ainda mais pessimistas.

Reconhecendo a crise atual, os representantes das federações ressaltaram, no entanto, algumas questões que afetaram os professores e o corpo administrativo das IES, como demissões em virtude da pandemia.

A próxima reunião híbrida de tratativas salariais está prevista para acontecer no próximo dia 16 de março.