Já utilizado por instituições particulares no ensino básico, o seguro educacional também é uma tendência para estudantes de instituições de ensino superior. Em tempos de crise, muitas empresas estão aderindo aos cortes e, diante dessa ameaça, muitos universitários procuram uma alternativa para não ficarem desamparados em caso de perda de emprego.

Pensando nisso, muitas IES estão oferecendo o Seguro Educacional que dá suporte ao aluno no caso de perda involuntária do emprego e contempla a isenção de um número fixo de mensalidades ou o pagamento até o fim do semestre, possibilitando que o aluno matriculado, ativo e adimplente continue a estudar.

O Seguro Educacional normalmente é válido para situações de morte natural do responsável financeiro, invalidez permanente total e parcial por acidente, incapacidade física total e temporária e desemprego involuntário sem justa causa.Algumas seguradoras, além do seguro em si, oferecem assistência aos alunos em caso de acidentes e até mesmo doenças.

Há duas maneiras de se fazer o seguro educacional: a individual, direto com corretoras e bancos, e a coletiva, feita por meio da escola e oferecida para todos os alunos. A segunda é mais comum e mais barata. Esse tipo de seguro ainda não popular no Brasil, mas é muito conhecido em países como EUA e Canadá.