image

Professores e o aluno da Unisinos receberam o prêmio. Da esquerda para a direita: Vanessa Batisti, Felipe Estrada e Janaína Becker. Foto: Divulgação

Aconteceu nesta quinta-feira (10) durante a Rodada Empreendedora Endeavor (REE) 2013, a entrega do Prêmio Educação Empreendedora. O vencedor desta edição foi o projeto Giselda Sallon – Para um Mundo + Limpo, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

O prêmio é promovido pela Endeavor e pelo Sebrae e seleciona projetos inovadores dentro da temática de empreendedorismo na educação, buscando três pilares: inovação, alto impacto e aplicabilidade. Os finalistas são selecionados por uma comissão interna do Sebrae e da Endeavor, em que os projetos apresentados ganham notas de um a quatro. Durante o evento de premiação ocorrem apresentações dos trabalhos finalistas e o vencedor é definido por meio de votação secreta pela plateia, composta por professores e pesquisadores participantes da rodada.

O projeto Para um Mundo + Limpo, vencedor da edição 2013, foi idealizado pelos professores Alexandre Pereira, Janaína Becker e Vanessa de Souza Batisti, da Unisinos e contou com a presença do aluno participante do projeto, Felipe Estrada Scozziero. A proposta consiste em trazer uma realidade empreendedora e sustentável para trabalhadores de zonas mais carentes e tem como objetivo educacional trazer a prática do empreendedorismo para a vida dos estudantes. “O projeto já nos trouxe muitos ganhos, a possibilidade de ver a integração dos alunos e, acima de tudo, poder ajudar socialmente. O prêmio reconhece externamente isso”, diz Janaína Becker.

O Prêmio Educação Empreendedora recebeu destaque no relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD – ONU) como uma iniciativa importante no tema de empreendedorismo em todo mundo.

A Rodada Empreendedora Endeavor está em sua quarta edição e reúne durante três dias professores e pesquisadores de diversas instituições do país para discutir as tendências e desafios do ensino de empreendedorismo. Neste ano, a convidada especial foi Heidi Neck, Professora da Babson College, uma das mais importantes instituições de ensino de empreendedorismo no mundo.

O evento também contou com palestras e workshops de especialistas nacionais e internacionais. Confira a cobertura completa da REE 2013 na edição de novembro da revista Ensino Superior.