Na Unoeste, as metodologias ativas estão incorporadas às rotinas dos docentes, ou seja, as aulas tradicionais dão espaço para atividades que aproximam os cursos da carreira e formam profissionais multifacetários. Essas práticas são cada vez mais reconhecidas no universo pedagógico, inclusive, o curso de Administração da universidade conquistou reconhecimento pela maior entidade da área – a Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad), por meio do 1º Prêmio de Inovação em Ensino e Aprendizagem, que contemplou 23 graduações do país; a Unoeste está entre os nove da região sudeste.

A cerimônia de premiação foi realizada neste domingo (26), e marcou o encerramento do 29º Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Enangrad), que teve início na sexta-feira (24), em São Paulo (SP). Na ocasião, a Unoeste esteve representada pela coordenadora do curso, Nancy Okada. “Esse reconhecimento demonstra que o nosso corpo docente se esforça para inovar em sala de aula. Estamos com um grupo de professores muito focado em proporcionar um aprendizado que faça sentido para o acadêmico”, diz.

Nancy explica que a premiação do curso da Unoeste ocorreu por conta do envio do trabalho “Método 300 com ênfase no Peer Instrution”, que relata como essas metodologias são aplicadas de forma combinada. “Em resumo, essas práticas são atividades colaborativas, onde o estudante que mais se destaca pelo seu nível de aprendizagem atua em sala como monitor na difusão do conhecimento, proporcionando melhores resultados ao desempenho de todo o grupo”, explica.

Durante o 29º Enangrad, estiveram reunidos mais de mil participantes, entre professores, estudantes e demais interessados em debater o ensino de administração no país e seus temas correlatos. “É muito importante que a Unoeste esteja inserida nesse evento, que é considerado o maior na área da América Latina, cujo foco é discutir o aperfeiçoamento do ensino da administração”. Ela acrescenta que integrou também o Seminário Nacional dos Coordenadores do curso de Administração (Senangrad), que precede a abertura oficial do encontro.

Participação acadêmica – A Unoeste também esteve representada no âmbito científico. Caio Pedrinho da Silva, do 8º termo do curso de Administração, realizou apresentação oral do trabalho “Marketing Digital: Mensagens Assertivas e Consumidores de Alto e Baixo Poder”. Para o estudante, a experiência foi muito enriquecedora. “Essa iniciativa envolveu pesquisadores de todas as áreas de administração do Brasil inteiro. Foi muito edificante ter contato com esses profissionais e outros acadêmicos que estão inseridos nas diferentes realidades do país”.

Silva acrescenta que assistiu a apresentação de outras pesquisas e também aproveitou para participar de algumas palestras. “Essas vivências ampliaram a minha visão sobre a gestão da aprendizagem. Conheci mais sobre esse tema e visualizei ainda como ele é desenvolvido em outros países”, conclui.

Publicação – O relato da experiência com as metodologias ativas do curso de Administração da Unoeste será publicado em um livro sobre metodologias inovadoras, organizado pelo coordenador do Prêmio Angrad, Edson Sadao Iizuka.