Fonte: Jornal do Brasil (On-line)

Bastante conhecido entre profissionais focados no desenvolvimento da carreira, o coaching agora também começa a fazer parte da rotina universitária. Instituições de ensino superior, como a faculdade BandTec e o Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo, criaram programas que buscam fortalecer as competências pessoais de seus alunos, para que, com isso, eles se saiam bem no mercado de trabalho desde o primeiro contato.

Na BandTec, que oferece cursos de graduação da área de TI, o programa de coaching nasceu de um projeto criado há quatro anos, que tinha como objetivo melhorar a formação humanística dos alunos. “Em conversas com as empresas, sempre surgia a questão da postura. Eles nos diziam que os alunos iam bem na parte técnica, mas faltava capacidade de viver conflitos e que tinham dificuldade de autogestão”, explica o diretor acadêmico da faculdade, Mauricio Pimentel. Foi criado então o Projeto H, de humano, que dois anos depois passou a se chamar Programa H.

A ideia é trabalhar as competências pessoais dos estudantes sempre relacionadas à parte técnica.
A ideia é trabalhar as competências pessoais dos estudantes sempre relacionadas à parte técnica. Complementar e transdisciplinar, o programa é coordenado por um psicólogo com experiência em psicopedagogia e se baseia na Teoria dos Valores Humanos, desenvolvida pelo professor da Universidade de Nova York e da Universidade de Jerusalém, S. H. Schwartz.

O coaching acontece em encontros temáticos entre professores, funcionários e alunos de cada semestre. A adesão é de 86% dos cerca de 400 alunos. No primeiro semestre, os participantes trabalham o autoconhecimento. Os estudantes fazem testes de personalidade, falam sobre como atuar nos grupos de trabalho dentro da faculdade e também nas empresas. Discutem ainda como a história de vida pessoal pode auxiliar na tomada de decisões. No segundo semestre, o tema principal é a alteridade, que é a capacidade de enxergar o outro. No terceiro, é a hora de falar sobre liderança e motivação. Responsabilidade social é o tema do quarto semestre. No quinto e último semestre, os assuntos são carreira e formação continuada.

Leia a matéria na íntegra em: http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2014/10/09/programas-de-coaching-chegam-a-universidades/