O Feedback como ferramenta de desenvolvimento de talentos nas IES

O curso tem como foco desenvolver habilidades em gestores no que tange à preparação e ao fornecer feedbacks construtivos e eficazes para seus colaboradores. O feedback é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de talentos, ajudando os colaboradores a identificar suas forças e fraquezas, reconhecer áreas de melhoria e alcançar seus objetivos de carreira. Do ponto de vista coletivo, sabe-se que a prática do feedback está diretamente relacionada ao clima organizacional, impactando de forma positiva a instituição como um todo.


Neste curso, os participantes terão a oportunidade de aprender as melhores práticas para fornecer feedback efetivo, incluindo como planejar e construir o feedback, como criar um ambiente seguro e aberto para feedbacks e como lidar com conversas difíceis. Os participantes também aprenderão como fornecer feedback em equipe, bem como construir Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) para seus colaboradores, a fim de ajudá-los a alcançar seus objetivos de carreira e desenvolver suas habilidades.


Além disso, o curso aborda as aplicações práticas do feedback no desenvolvimento de talentos, ajudando os participantes a entender como o feedback pode ser usado para melhorar a performance e o desempenho de seus colaboradores.


Para saber mais sobre a próxima turma do curso, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected] 


 

8hEaD

OBJETIVO

  • Capacitar os participantes a entender a importância do feedback para o desenvolvimento de talentos e aprimorar suas habilidades em dar e receber feedbacks construtivos;
  • Instruir sobre os diferentes tipos de feedback e como eles podem ser usados para desenvolver habilidades e competências dos indivíduos em uma equipe;
  • Enfatizar a importância da empatia e da comunicação clara no processo de feedback e como criar um ambiente seguro e aberto para a troca de feedbacks;
  • Promover a prática da escuta ativa como uma habilidade essencial no processo de feedback, capacitando os participantes a compreenderem as necessidades, preocupações e perspectivas dos outros de forma genuína e empática.

 

PÚBLICO ALVO

Líderes, tanto docentes como colaboradores administrativos, e equipe de Recursos Humanos das IES.

 

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

CARGA HORÁRIA: 8 horas (6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)

DATAS: EM BREVE

TRANSMISSÃO AO VIVO, via plataforma Zoom: das 14 às 17 horas

 

LOCAL

Transmissão 100% online, ao vivo, via plataforma Zoom: das 14 às 17 horas

 

CONTEÚDO

  • Planejamento e construção do feedback: Abordar a importância de planejar cuidadosamente a conversa de feedback para que ela seja efetiva e produtiva. Os participantes aprenderão a definir objetivos claros, identificar comportamentos específicos que precisam ser abordados e selecionar o momento certo para dar feedback. Também será abordada a importância de fornecer exemplos concretos e específicos, evitar generalizações e julgamentos pessoais e usar uma linguagem clara e direta.
  • Abordagem específica para feedback docentes, incluindo uso de instrumentos específicos como avaliação institucional.
  • A importância da escuta ativa e suas habilidades no processo de feedback construtivo, considerando as principais habilidades da escuta ativa, como interesse genuíno, atenção plena e empatia.
  • Construção do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual): A importância de criar um PDI para ajudar os colaboradores a alcançar seus objetivos de carreira. Os participantes aprenderão a criar um PDI efetivo, a identificar pontos fortes e áreas de melhoria, a estabelecer objetivos realistas e alcançáveis e a identificar as ações necessárias para alcançar esses objetivos.
  • Conversas difíceis, como agir: Será abordado a importância de estar preparado para enfrentar conversas difíceis, como dar feedback negativo ou enfrentar conflitos. Os participantes aprenderão a lidar com emoções durante a conversa, a manter a calma e a objetividade e a encontrar soluções construtivas para a situação.
  • Aplicações práticas do feedback no desenvolvimento de talentos: Abordar as diferentes maneiras pelas quais o feedback pode ser aplicado para desenvolver talentos, incluindo o desenvolvimento de habilidades e competências específicas, aprimorar a liderança e a comunicação, desenvolver planos de carreira e sucessão e integrar o feedback ao plano de desenvolvimento individual.

 

METODOLOGIA

Por meio de exemplos de demandas vivenciadas por IES, o curso online com transmissão ao vivo, via plataforma Zoom, apresenta orientações de como solucionar questões cotidianas de gestão.

 

Para ter acesso ao curso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.

 

CERTIFICADO

Ao final do curso online, o participante receberá o certificado de conclusão emitido pela Universidade Corporativa Semesp.