Materializando o propósito: a força da Cultura Organizacional na perenização das IES

Quando o propósito é claramente definido e colocado em prática, alunos, professores, colaboradores e a comunidade externa se sentem mais envolvidos e conectados com a Instituição de Ensino Superior (IES).

A valorização da cultura organizacional tornou-se uma prioridade tanto para os líderes quanto para os colaboradores. Reconhece-se que uma cultura forte e inspiradora é um fator-chave para o sucesso e satisfação no ambiente de trabalho. Quando a cultura organizacional é valorizada e incorporada na IES, ela cria um ambiente positivo e estimulante, que promove a colaboração, inovação e crescimento.

Além disso, uma cultura organizacional bem estabelecida atrai e retém talentos, pois profissionais qualificados são atraídos por organizações que possuem valores e propósitos alinhados aos seus próprios. Isso contribui para o contínuo crescimento e sucesso da IES, fortalecendo sua posição no cenário educacional.

Ao final do curso Materializando o propósito: a força da Cultura Organizacional na perenização das IES, os participantes terão uma compreensão mais profunda sobre a importância da cultura organizacional, saberão como contribuir para o fortalecimento da cultura dentro da IES e, ainda, terão ferramentas para atuarem como agentes da cultural, visando melhorar o clima, impacto nos resultados e o sentimento de pertencimento.


Para saber mais sobre a próxima turma do curso, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

8hEaD

BJETIVO

  • Delinear conceitos de Cultura Organizacional, bem como esclarecer seus impactos para o crescimento da IES;
  • Apresentar ferramentas que apoiem na identificação da cultura atual e possibilidades de reestruturação: Entender a cultura organizacional atual da IES onde atua e identificar oportunidades de melhoria e mudança;
  • Capacitar os participantes com ferramentas para potencializar e valorizar a cultura organizacional que materialize o propósito da IES: comunicação eficaz, a criação de uma visão compartilhada e inspiradora, a construção de relações de confiança, ritos e símbolos; e
  • Capacitar gestores para criação e desenvolvimento de culturas fortes dentro das IES e setores.

 

PÚBLICO ALVO

Líderes, tanto docentes como colaboradores administrativos, e equipe de Recursos Humanos das IES.

 

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

CARGA HORÁRIA: 8 horas (6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)

DATAS: EM BREVE

TRANSMISSÃO AO VIVO, via plataforma Zoom: das 14 às 17 horas

LOCAL

Transmissão 100% online, ao vivo, via plataforma Zoom: das 14 às 17 horas

CONTEÚDO

  • (Re) Criação de culturas fortes. Serão discutidos os elementos que compõem uma cultura forte e como é possível recriá-la ou fortalecê-la. Também serão abordadas estratégias para a construção de uma cultura organizacional que reflita os valores e princípios da instituição de ensino superior e suas metas a longo prazo.
  • Sentimento de pertencimento e o seu impacto na cultura: Discussão do papel do sentimento de pertencimento na cultura organizacional e como ele pode influenciar na adesão dos colaboradores aos valores e princípios da IES. Serão apresentadas estratégias para fomentar esse sentimento entre os colaboradores.
  • Ritos e Símbolos: peças-chave para o desenvolvimento da cultura que podem ser utilizadas para reforçar e valorizar a cultura organizacional.
  • Valores, crenças e normas: identificação dos valores, crenças e normas que moldam a cultura organizacional da IES e sua relação com as práticas da organização.
  • Avaliação da cultura organizacional: avaliação da cultura organizacional da IES para identificar seus pontos fortes e fracos e sugestão de estratégias para melhorar a cultura organizacional.
  • Implementação de mudanças na cultura organizacional: estratégias para implementar mudanças na cultura organizacional, como a criação de grupos de trabalho e a implementação de programas de treinamento.

METODOLOGIA

Por meio de exemplos de demandas vivenciadas por IES, o curso online com transmissão ao vivo, via plataforma Zoom, apresenta orientações de como solucionar questões cotidianas de gestão.

Para ter acesso ao curso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.

 CERTIFICADO

Ao final do curso online, o participante receberá o certificado de conclusão emitido pela Universidade Corporativa Semesp.