Conversas Difíceis – desligamentos e a importância das entrevistas finais para as pessoas e o fortalecimento do negócio

O processo de desligamento ser tratado com seriedade e respeito em qualquer contexto, em uma instituição de ensino esse ponto de ser tratado com ainda mais atenção, visto que há uma responsabilidade explicita de desenvolvimento profissional e individual que passa por um espaço de ensino, seja como estudante, seja como colaborador ou professor.


 Fazer desligamentos não é uma tarefa fácil, mas faz parte das atividades de um líder e precisamos falar sobre esse assunto para conduzir melhor esse processo. É importante ressaltar que a demissão é uma situação delicada e que deve ser conduzida com empatia, transparência e respeito pelos direitos e necessidades dos colaboradores. Portanto, o curso visa enfatizar a importância desses valores e ajudar os líderes e gestores a agir de forma ética e profissional durante o processo de demissão.


Para saber mais sobre a próxima turma do curso, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

8hEaD

OBJETIVO

  • Capacitar gestores e profissionais de recursos humanos a conduzir processos de desligamento de forma ética e justa;
  • Aplicar técnicas para planejar e executar o processo de demissão, considerando aspectos legais, emocionais e comunicacionais;
  • Debater sobre o papel do líder nesse processo, o impacto da demissão no clima organizacional e a importância da manutenção de uma cultura de respeito e valorização das pessoas; e
  • Destacar a importância da entrevista final no processo de demissão, pois permite ao colaborador demitido expressar seus sentimentos e opiniões sobre a empresa e o trabalho que realizava. Essa entrevista pode fornecer informações valiosas para a IES, que poderá usá-las para melhorar seus processos e sua cultura organizacional.

PÚBLICO ALVO

Líderes, tanto docentes como colaboradores administrativos, e equipe de Recursos Humanos das IES.

 

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

CARGA HORÁRIA: 8 horas (6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)

DATAS: EM BREVE

TRANSMISSÃO AO VIVO, via plataforma Zoom: das 14 às 17 horas

LOCAL

Transmissão 100% online, ao vivo, via plataforma Zoom: das 14 às 17 horas

CONTEÚDO

  • Preparação do líder para a condução do processo de demissão;
  • Comunicação clara e respeitosa com o colaborador e professor;
  • A importância da entrevista final para o fortalecimento do time;
  • Identificação e gestão do impacto da demissão no clima organizacional.
  • Tratamento adequado das questões emocionais e psicológicas envolvidas;

 

METODOLOGIA

Por meio de exemplos de demandas vivenciadas por IES, o curso online com transmissão ao vivo, via plataforma Zoom, apresenta orientações de como solucionar questões cotidianas de gestão.

Para ter acesso ao curso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.

 

CERTIFICADO

Ao final do curso online, o participante receberá o certificado de conclusão emitido pela Universidade Corporativa Semesp.