As novas regras da CIPA e o assédio nas IES

O curso jurídico “As novas regras da CIPA e o assédio nas IES”, desenvolvido pela Assessoria Jurídica do Semesp, ganha versão 100% online, com transmissão ao vivo, via plataforma Zoom. 


A disciplina promove a atualização de profissionais das Instituições de Ensino Superior (IES) acerca das relações trabalhistas, no tocante às regras da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e Assédio em razão das alterações introduzidas pela Lei n.º 14.457 de 21 de setembro de 2022.


Para saber mais sobre a próxima turma do curso, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

8hEaD

OBJETIVO

Proporcionar aos participantes o estudo de todo o regramento que envolve a CIPA, a norma regulamentadora (NR5), a incorporação do assédio, relembrando a organização, membros, estabilidade e a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Promover estudo de casos concretos, documentos a serem providenciados e atos necessários para resguardar a instituição de eventuais ações.

PÚBLICO ALVO

Profissionais diretamente ligados ao departamento de Recursos Humanos, Membros da CIPA, advogados e demais gestores envolvidos com o tema dentro das IES.

 

CONTEÚDO

  1. Estudo do ambiente, das condições de trabalho;
  2. Noções sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho decorrentes das condições de trabalho e da exposição aos riscos existentes no estabelecimento e suas medidas de prevenção;
  3. Investigação e análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho;
  4. Noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho.
  5. Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão;
  6. Prevenção e combate ao assédio sexual e a outras formas de violência no trabalho.

 

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

CARGA HORÁRIA: 8 HORAS

DATAS: 29 e 30 de junho de 2023 (quinta e sexta-feira)

TRANSMISSÃO AO VIVO VIA PLATAFORMA ZOOM: das 9 às 12 horas

METODOLOGIA

Por meio de exemplos de demandas vivenciadas pelas IES, o curso – 100% online e com transmissão ao vivo via plataforma Zoom -, apresenta discussão de casos e orientações sobre como solucionar questões cotidianas de gestão.

Para ter acesso ao curso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.

CERTIFICADO

Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp