Internacionalização do Ensino Superior para IES de pequeno e médio porte

Destinado aos responsáveis da área de Relações Internacionais (RI), Gestores Acadêmicos e Administrativos, o curso presencial “Internacionalização do Ensino Superior para IES de pequeno e médio porte” apresenta ao participante um debate fundamental sobre as diferentes estratégias e a implantação da internacionalização do ensino superior no Brasil.

 

8h07/04/2017

OBJETIVO

Desenvolver as competências e habilidades necessárias à implantação e gestão da internacionalização do ensino superior aos gestores de IES de pequeno e médio porte. Promover debate sobre diferentes estratégias de internacionalização do ensino superior, independentemente da localização geográfica, área de atuação e da orientação ou não à pesquisa da IES.

 

 

PÚBLICO ALVO

Responsáveis pela área de Relações Internacionais (RI), Gestores Acadêmicos, Gestores Administrativos, profissionais que estejam se preparando para a função de RI.

 

CONTEÚDO

  • A internacionalização da Educação Superior no Brasil e no mundo
  • Políticas e estratégias institucionais de internacionalização
  • Modalidades e programas de cooperação internacional (Redes de cooperação)
  • Mobilidade discente, docente e técnico administrativo
  • Internacionalização do currículo e Internacionalização em casa

 

AVALIAÇÃO
Ao final do curso, teremos a proposição de uma estratégia de criação ou desenvolvimento da área de Relações Internacionais pelos participantes, por meio de um exercício prático de assimilação e experimentação do conteúdo vivenciado.

CERTIFICADO
Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.
METODOLOGIA
Apresentação dialogada, estudo de casos, dinâmicas de grupo (metodologia ativa de aprendizagem)