Capacitação para Agentes de Inovação

A primeira edição do curso presencial “Capacitação Para Agentes de Inovação”,  desenvolvido pela Universidade Corporativa Semesp, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), apresentará aos gestores de instituições de ensino superior ligados à inovação acadêmica e pesquisa todos os trâmites e informações essenciais para o encaminhamento de projetos na Fapesp. O curso, exclusivo para IES associadas ao Semesp, será ministrado pelos seguintes Coordenadores Adjuntos de Pesquisa para Inovação da Fapesp: Américo Craveiro, Douglas Zampieri e Lúcio Angnes

8h11/04/2018

OBJETIVO

Qualificar profissionais das áreas de empreendedorismo e inovação para atuarem como mentores junto a empresas e, em especial, junto a startups interessadas em submeterem propostas aos Programas de Fomento da FAPESP,  com especial foco no Programa PIPE – Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas.  Além disso, divulgar os demais mecanismos de fomento e de apoio à inovação existentes no Estado de São Paulo.

PÚBLICO ALVO

Profissionais de Instituições de Ensino Superior que possuem interesse e atuem como mentores junto a empresas e startups.

CONTEÚDO

  1. Ciclo de vida de umastartup;
  2. Possibilidades de fomento no Estado de São Paulo;
  3. O Programa PIPE da FAPESP;
  4. Dinâmica de Grupo (até 10 grupos de 5 pessoas cada): Características de um projeto de pesquisa para inovação;
  5. Como submeter uma proposta na Plataforma SAGE da FAPESP.

METODOLOGIA

A disciplina será ministrada de forma expositiva/dialogada.

AVALIAÇÃO

Para ter direito à certificação, o participante deverá realizar as atividades acadêmicas propostas dentro prazo estabelecido e ter no mínimo 75% de participação nas aulas presenciais.

CERTIFICADO

Ao final do curso o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

  • Carga Horária: 8 horas
  • Data:  11 de abri de 2018 (quarta-feira)
  • Horário: 9h às 18h