Processos e Caminhos para a Internacionalização das IES

A internacionalização exitosa das Instituições de Ensino Superior (IES) requer definições claras sobre os processos e caminhos que ela deve percorrer. Para que o processo alcance seus objetivos, é fundamental que a IES adote um planejamento (estratégico, tático e operacional) que envolva toda a comunidade acadêmica.


Uma estratégia de internacionalização é um plano ou conjunto de ações deliberadas e coordenadas para expandir a presença e a influência de uma instituição nos cenários da educação global. Essa estratégia é geralmente desenvolvida pelas IES que buscam oferecer as melhores oportunidades para seus estudantes, professores, pesquisadores e gestores fora de suas fronteiras nacionais.


Uma estratégia de internacionalização pode abranger uma variedade de áreas, incluindo ensino, pesquisa, extensão e gestão. Ela pode ser orientada para a entrada em novos cenários educacionais, expansão de atividades existentes em mercados internacionais, cooperação com parceiros estrangeiros, estabelecimento de alianças, recrutamento de talentos internacionais, entre outros objetivos.


Portanto, torna-se fundamental que as IES compreendam os conceitos, analisem modelos e definam o seu próprio processo de internacionalização, alicerçado em estratégias claras, com acompanhamento das ações e indicadores que possam verificar o progresso e redefinir o posicionamento institucional.


As estratégias de internacionalização geralmente levam em consideração fatores como análise de mercado, concorrência, regulamentações internacionais, diferenças culturais, barreiras linguísticas, riscos políticos e econômicos, bem como a capacidade interna da IES para lidar com os desafios e oportunidades de operar em escala global.


Em suma, uma estratégia de internacionalização é essencialmente um plano sistemático para posicionar a instituição de forma competitiva e sustentável em cenários internacionais, maximizando o aproveitamento das oportunidades globais e minimizando os riscos associados à expansão internacional.

8H15/05/2024 e 16/05/2024

OBJETIVO

Oferecer aos interessados pelo tema da internacionalização das IES espaços privilegiados para estudos, análise, reflexão e aprendizado sobre os processos e os caminhos necessários para o desenvolvimento exitoso da Internacionalização.

PÚBLICO ALVO

Gestores acadêmicos e de assessorias/escritórios internacionais, coordenadores de curso, colaboradores e demais interessados no tema.

CONTEÚDO

  • Conceitos e referenciais teóricos da Internacionalização da Educação Superior;
  • Processos e caminhos para uma internacionalização exitosa;
  • Modelos e das melhores práticas de Internacionalização de Instituições de Ensino Superior (benchmarking);
  • Avaliação da internacionalização, por meio de indicadores;
  • Posicionamento institucional no cenário da educação global; e
  • Estratégias institucionais para internacionalização (exercício prático).

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

CARGA HORÁRIA: 8 horas (sendo 6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)

DATAS: 15 e 16 de maio de 2024 (quarta e quinta)

TRANSMISSÃO AO VIVO VIA PLATAFORMA ZOOM: das 14 às 17 horas

LOCAL

AO VIVO VIA PLATAFORMA ZOOM: das 14 às 17 horas

METODOLOGIA

A metodologia adotada para o encontro síncrono será dinâmica e diversificada, visando proporcionar uma experiência enriquecedora aos participantes. Os temas serão apresentados por especialistas diretamente envolvidos com a internacionalização, garantindo um embasamento sólido e atualizado. Além disso, serão realizadas atividades interativas e dinâmicas que estimulam a participação ativa e fomentam discussões entre os participantes, promovendo a troca de experiências e conhecimentos.

A utilização de storytelling e a apresentação de casos inovadores de diversas instituições internacionalizadas em diferentes países complementarão o aprendizado, oferecendo exemplos concretos e inspiradores. Ademais, o curso também incluirá a demonstração de ferramentas de captação de recursos que poderão ser aplicadas de forma prática nos processos de operacionalização da internacionalização dos pesquisadores e da pesquisa.

Dessa forma, os participantes não apenas adquirirão conhecimento teórico, mas também terão acesso a instrumentos e orientações fundamentadas em experiências e casos reais, capacitando-os a implementar efetivamente estratégias de internacionalização em suas próprias instituições e carreiras.

Para ter acesso ao curso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.

CERTIFICADO

Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.