Gestão da cooperação internacional e parcerias estratégicas

Assegurar a qualidade da Internacionalização da Educação Superior pode estar alicerçado na qualidade das parcerias e dos acordos firmados com outras Instituições de Ensino Superior (IES). Portanto, desde a identificação dos países parceiros, das futuras instituições conveniadas, até à definição de ações de ensino, pesquisa e extensão que serão projetadas, tudo depende da qualidade das relações que serão estabelecidas entre as IES. Compreender de que forma esses mecanismos atuam é fundamental para colher os resultados esperados em cada parceria.


Para saber mais sobre a próxima turma do curso, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

8hEaD

OBJETIVO

Capacitar os participantes na identificação de parceiros potenciais, além de desenvolver acordos de cooperação que visem parcerias estratégicas, desde o seu desenvolvimento até o monitoramento da sua execução e aferição de resultados.

 

PUBLICO ALVO

Gestores, coordenadores de curso, de pesquisa e de projetos de extensão, colaboradores de assessorias e escritórios internacionais. Além de colaboradores dos departamentos de internacionalização.

 

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

CARGA HORÁRIA: 8 horas (sendo 6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)

DATAS: Em breve

TRANSMISSÃO AO VIVO VIA PLATAFORMA ZOOM: das 14 às 17 horas

CONTEÚDO

  • Conceitos e evolução das parcerias e das alianças institucionais;
  • Análise das bases e dos referenciais teóricos da cooperação internacional;
  • Aspectos constitutivos dos documentos que geram a cooperação internacional – Memorandum of Understanding (MoU), Protocolos; Convênios, Acordo Marco; Convênio “Guarda-chuva”;
  • Tipos e características dos documentos que podem e que devem ser assinados;
  • Estabelecimento e garantia de alianças eficazes;
  • Formação de parcerias duradouras;
  • Potencialização dos resultados decorrentes das parcerias internacionais;
  • Bônus: técnicas e ferramentas da Gestão do Conhecimento para a Internacionalização das IES.

Esse módulo contemplará a realização de uma atividade prática em que o participante elaborará um Plano de Ação para o mapeamento de potenciais novos parceiros e/ ou qualificação de parceiros internacionais já existentes.

 METODOLOGIA

A metodologia dos encontros síncronos será diversificada. Contará com a apresentação dos temas por experts diretamente relacionados com a Internacionalização; atividades e dinâmicas interativas, estimulando a participação e fomentando a discussão entre todos os participantes; storytelling; apresentação de cases inovadores de diferentes instituições internacionalizadas em diferentes países.

As pautas dos encontros serão previamente construídas pela moderação, porém definidas conjuntamente com os participantes, de acordo com os interesses e necessidades identificadas.

Serão apresentadas, também, ferramentas de gestão e de gestão do conhecimento, que podem auxiliar nos processos de operacionalização da Internacionalização.

Para ter acesso ao curso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.