Internacionalização do Processo de Ensino e Aprendizagem

Há um crescente interesse em ações que explorem formas pelas quais os espaços de ensino e aprendizagem da educação superior sejam mais inclusivos e pedagogicamente compatíveis com a natureza multicultural crescente desses novos espaços de aprendizagem, objetivando formar cidadãos globais.


Nesse contexto, emerge a discussão sobre a necessidade de se desenvolver a internacionalização do processo de ensino e aprendizagem, que busca projetar e promover experiências que desenvolverão propositadamente perspectivas internacionais e interculturais nos alunos, de modo a promover os conhecimentos, as habilidades e a autoconsciência de que eles precisam para participar efetivamente como cidadãos e profissionais em uma sociedade global.


A internacionalização do processo de ensino e aprendizagem pressupõe o engajamento dos alunos em pesquisas internacionalmente embasadas, apresentando diversidade cultural e linguística e a proposição de atividades pedagógicas que desenvolvam nos alunos perspectivas internacionais e interculturais, para que atuem como profissionais e como cidadãos globais.


Para saber mais sobre a próxima turma do curso, por favor, entre em contato pelo e-mail universidadecorporativa@semesp.org.br. 

8hEaD

OBJETIVO

Apresentar aos participantes as possibilidades de internacionalização do processo de ensino e aprendizagem e instrumentalizá-los para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, que possibilitem desenvolver perspectivas internacionais e competências interculturais nos alunos.

 

PÚBLICO ALVO

Gestores, coordenadores de curso e de projetos de extensão, professores, colaboradores de assessorias e escritórios internacionais. Além de colaboradores dos departamentos de internacionalização.

 

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

CARGA HORÁRIA: 8 horas (sendo 6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)

DATAS: EM BREVE

TRANSMISSÃO AO VIVO VIA PLATAFORMA ZOOM: das 14 às 17 horas

 

CONTEÚDO

  • Internacionalização em Casa (IaH);
  • Internacionalização do Currículo (IdC);
  • Currículo Formal, Informal e Oculto;
  • Competências e resultados da aprendizagem;
  • Experiências Virtuais de Aprendizagem;
  • COIL (Collaborative Online International Learning).

 

Esse módulo contemplará a realização de uma atividade prática em que o participante deverá elaborar um Plano de Ação de internacionalização do processo de ensino e aprendizagem.

 

METODOLOGIA

A metodologia dos encontros síncronos será diversificada. Contará com a apresentação dos temas por experts diretamente relacionados com a Internacionalização; atividades e dinâmicas interativas, estimulando a participação e fomentando a discussão entre todos os participantes; storytelling; apresentação de casos inovadores de diferentes instituições internacionalizadas em diferentes países.

As pautas dos encontros serão previamente construídas pela moderação, porém definidas conjuntamente com os participantes, de acordo com os interesses e necessidades identificadas.

Serão apresentadas, também, ferramentas de gestão e de gestão do conhecimento, que podem auxiliar nos processos de operacionalização da Internacionalização.

Para ter acesso ao curso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.