Estratégias para a Internacionalização: compromisso de gestão e política institucional

A internacionalização da Educação Superior tornou-se o diferencial competitivo nas mais renomadas instituições de Ensino Superior do mundo. Responder às demandas da sociedade interconectada e globalizada requer que as IES estejam atentas a esses movimentos e que seus dirigentes estejam aptos a tomar decisões assertivas em busca da qualidade institucional.


A qualidade do ensino, da pesquisa e dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica e à sociedade em geral dependem de movimentos que coloquem as IES no patamar de reconhecimento nacional e internacional. Para tanto, o alinhamento do plano estratégico de uma instituição deve dar atenção ao processo de internacionalização. Esta deve ser uma promessa clara feita por líderes institucionais, atentos aos conceitos de universidades de classe mundial, alicerçados em boa governança, talentos e recursos. Uma abordagem de internacionalização mais direcionada contém diretrizes para implementação, avaliação e melhoria contínuas, e, portanto, a constante análise dos movimentos organizacionais é essencial para promover o compromisso institucional com a internacionalização.


Nesse cenário, os dirigentes institucionais desempenham papel central e determinam questões cruciais sobre seu compromisso com a participação global, além de reconhecer ativos, oportunidades, dificuldades e impedimentos para colocar em prática o processo de internacionalização. Discutir essas questões torna-se fundamental para capacitar os dirigentes com os elementos mínimos necessários para o fortalecimento de sua interlocução sobre esse tema.


Este curso apresenta a internacionalização como oportunidade para ampliar receitas e share de mercado, por meio de uma estratégia clara e com execução articulada, no cenário altamente competitivo da educação superior brasileira. Após abordar um panorama de mercado, as potencialidades que a estratégia de internacionalização traz para o negócio são apontadas para que o participante consiga perceber qual delas melhor se adapta ao perfil e particularidades da sua IES.


Uma visão geral sobre as diversas estratégias de internacionalização é realizada para subsidiar o participante do curso a compreender as oportunidades de ampliar receitas e visibilidade nos mercados externo e interno, bem como fatores críticos para o sucesso da estratégia adotada. Ademais, são apresentadas tendências sobre o tema no cenário pós-covid, apontando o caminho a ser realizado para iniciar o processo de internacionalização de IES de forma planejada e estruturada, minimizando falhas de opção estratégica ou de execução. Por fim, desenvolvem-se módulos práticos, em que o participante será primeiramente instrumentalizado e posteriormente desafiado a elaborar um plano de ação de internacionalização, com aplicabilidade à sua atuação na IES.


Para saber mais sobre a próxima turma do curso, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

8hEaD

OBJETIVO

Oferecer aos dirigentes das Instituições de Ensino Superior espaços privilegiados para estudos, análise, reflexão sobre o processo de Internacionalização.

Sensibilizar gestores de IES sobre como a internacionalização é uma oportunidade de negócio viável e exequível para alavancar mercados e receitas inexploradas para posterior venda de consultoria na área.

 

PÚBLICO ALVO

Dirigentes, Presidentes, Mantenedores, Reitores, Gestores, Coordenadores de Curso, de Grupos de Pesquisa e de Projetos de Extensão, Colaboradores de Assessorias e Escritórios internacionais.

 

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

CARGA HORÁRIA: 8 horas (sendo 6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)

DATAS: EM BREVE

TRANSMISSÃO AO VIVO VIA PLATAFORMA ZOOM: das 14 às 17 horas

CONTEÚDO

  • Motivações para a internacionalização
  • Estratégias de internacionalização
  • Estudos de caso nacionais e internacionais
  • Mitos e verdades sobre a internacionalização
  • Competitividade e Diferenciação

– Empregabilidade, market share, escala

– Mercado externo

  • A internacionalização como vetor para a qualidade do ensino
  • Desenvolvimento de lideranças, infraestrutura e recursos (Talento, Governança e Recursos).

 

Esse módulo contemplará a realização de uma atividade prática em que o participante estruturará os objetivos de internacionalização da sua instituição, traçando linhas gerais para o alcance dos mesmos.

 

METODOLOGIA

A metodologia dos encontros síncronos será diversificada. Contará com a apresentação dos temas por experts diretamente relacionados com a Internacionalização; atividades e dinâmicas interativas, estimulando a participação e fomentando a discussão entre todos os participantes; storytelling; apresentação de casos inovadores de diferentes instituições internacionalizadas em diferentes países.

As pautas dos encontros serão previamente construídas pela moderação, porém definidas conjuntamente com os participantes, de acordo com os interesses e necessidades identificadas.

Serão apresentadas, também, ferramentas de gestão e de gestão do conhecimento, que podem auxiliar nos processos de operacionalização da Internacionalização.

Para ter acesso ao curso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.