Internacionalização da Carreira de Pesquisadores e Mecanismos de Financiamentos para Pesquisa

O curso online “Internacionalização da Carreira para Pesquisadores e Mecanismos de Financiamentos de Pesquisa” foi concebido para capacitar pesquisadores em todos os estágios de suas trajetórias profissionais, desde os primeiros passos, até os níveis mais avançados de desenvolvimento. Os desafios enfrentados pelos pesquisadores iniciantes são diversos e singulares, o que torna crucial a influência das Instituições de Ensino Superior (IES) e dos profissionais mais experientes para a facilitação dessa jornada. Além disso, as dificuldades inerentes à captação eficiente de recursos para impulsionar projetos de pesquisa e integrar as IES em redes internacionais de pesquisa requerem uma abordagem específica para seu enfrentamento.


As IES têm um papel crucial no fortalecimento de redes de pesquisa e colaboração internacional, enriquecendo o ambiente acadêmico e impulsionando a inovação global. Além disso, desempenham um papel estratégico na captação de recursos para pesquisa, estabelecendo conexões com financiadores e empresas interessadas em apoiar projetos de alto impacto, contribuindo assim para o avanço científico e tecnológico em diversas áreas do conhecimento.

8H05/06/2024 até 06/06/2024

OBJETIVO

Capacitar pesquisadores em todos os estágios de suas carreiras, reconhecendo os desafios únicos enfrentados, desde a inexperiência até a integração em redes internacionais de pesquisa.

PÚBLICO ALVO

Gestores, coordenadores de curso, de grupos de pesquisa e de projetos de extensão, colaboradores de assessorias e escritórios internacionais.

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

CARGA HORÁRIA: 8 horas (sendo 6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)

DATAS: 5 e 6 de junho de 2024 (quarta e quinta)

TRANSMISSÃO AO VIVO VIA PLATAFORMA ZOOM: das 14 às 17 horas

LOCAL

AO VIVO VIA PLATAFORMA ZOOM: das 14 às 17 horas

CONTEÚDO

  • Passo a passo para preparar pesquisadores em início de carreira;
  • Inserção de pesquisadores em redes de colaboração;
  • Estratégias para construção de parcerias para projetos de pesquisa;
  • Internacionalização da carreira na era digital;
  • Papel da IES na internacionalização da carreira do pesquisador; e
  • Captação de recursos para projetos de pesquisa.

 PROGRAMAÇÃO

5 de junho de 2024 – Preparar pesquisadores em início de carreira

Serão explorados os desafios comuns enfrentados por esses profissionais, desde a inexperiência até as pressões para publicar, equilibrando as exigências do ensino e da pesquisa, incluindo a análise da participação das mulheres na pesquisa. Será destacada a importância da formação desses novos pesquisadores, bem como o papel fundamental desempenhado pelos mentores e pelas IES no estímulo ao desenvolvimento de suas carreiras. Não apenas serão abordadas as questões de elaboração de projetos e artigos, mas também o desenvolvimento de habilidades profissionais e pessoais, desde oratória e comunicação até gestão de tempo e relacionamentos, como competências essenciais para a internacionalização da carreira.

No mesmo dia, também serão exploradas estratégias de carreira para pesquisadores sêniores. À medida que esses profissionais avançam em suas carreiras, novos insights se tornam valiosos para o êxito na inserção em redes de pesquisa internacionais e a participação em comunidades científicas globais. Serão analisados métodos para otimizar perfis acadêmicos, como os disponíveis no Currículo Lattes e Research Gate, além de delineadas abordagens para a seleção criteriosa de periódicos e revistas de alto impacto, e a preparação adequada para a participação em eventos internacionais.

6 de junho de 2024 – O papel da instituição de ensino superior na internacionalização da pesquisa

Nesta aula, serão exploradas as estratégias de captação de recursos, nacionais e internacionais, e algumas formas de institucionalização dos projetos de pesquisa e das redes de colaboração. Desde a identificação de parceiros internacionais até a análise SWOT da pesquisa em andamento pela IES, passando pela participação em missões internacionais, serão examinadas como as instituições podem apoiar e ampliar as ambições globais de seus pesquisadores.

Ainda será discutida a importância dos indicadores institucionais de pesquisa, os quais desempenham um papel fundamental na avaliação e no aprimoramento contínuo das atividades de pesquisa das IES. Além disso, haverá um foco no apoio essencial fornecido por escritórios de projetos para o êxito de parcerias estratégicas e das redes de colaboração.

METODOLOGIA

A metodologia adotada para o encontro síncrono será dinâmica e diversificada, visando proporcionar uma experiência enriquecedora aos participantes. Os temas serão apresentados por especialistas diretamente envolvidos com a internacionalização, garantindo um embasamento sólido e atualizado. Além disso, serão realizadas atividades interativas e dinâmicas que estimulam a participação ativa e fomentam discussões entre os participantes, promovendo a troca de experiências e conhecimentos.

A utilização de storytelling e a apresentação de casos inovadores de diversas instituições internacionalizadas em diferentes países complementarão o aprendizado, oferecendo exemplos concretos e inspiradores. Ademais, o curso também incluirá a demonstração de ferramentas de captação de recursos que poderão ser aplicadas de forma prática nos processos de operacionalização da internacionalização dos pesquisadores e da pesquisa.

Dessa forma, os participantes não apenas adquirirão conhecimento teórico, mas também terão acesso a instrumentos e orientações fundamentadas em experiências e casos reais, capacitando-os a implementar efetivamente estratégias de internacionalização em suas próprias instituições e carreiras.

Para ter acesso ao curso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.

CERTIFICADO

Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.