Internacionalização da Carreira Acadêmica para Professores e Pesquisadores

A internacionalização de uma instituição necessita que todos os seus atores - professores, pesquisadores, gestores e estudantes - estejam engajados e comprometidos com o processo.


A internacionalização deve ser compreendida como um comportamento institucional e não como um departamento responsável pela gestão. Para tanto, o processo deve ser integral, abrangente e para todos. Significa dizer que cada um dos atores envolvidos é também responsável pelo processo de internacionalização de suas carreiras, sejam elas no âmbito administrativo ou acadêmico.


Em se tratando do âmbito acadêmico, é fundamental que os professores e pesquisadores desenvolvam ações para a internacionalização dos seus próprios currículos, por meio de alianças estratégicas que possibilitem o desenvolvimento de pesquisas internacionalizadas, projetos com captação de recursos de fontes internacionais, publicações científicas em periódicos internacionais, entre outras ações. Isso alavanca o processo de internacionalização, de forma que toda a instituição e seus atores colaborem e usufruam dos benefícios decorrentes desse processo.


Para saber mais sobre a próxima turma do curso, por favor, entre em contato pelo e-mail universidadecorporativa@semesp.org.br. 

8EaD

OBJETIVO

Capacitar os participantes do curso para que conheçam as diferentes formas de internacionalizarem as suas carreiras, desde o adequado preenchimento do currículo lattes, até a identificação de pesquisadores, futuros pares internacionais, o desenvolvimento de pesquisa internacionalizada, publicações em periódicos internacionais, participação em comunidades científicas internacionais entre outras ações que trarão visibilidade aos projetos, aos pesquisadores e ao processo de internacionalização em si.

PÚBLICO ALVO

Gestores, coordenadores de curso, de pesquisa e de projetos de extensão, colaboradores de assessorias e escritórios internacionais. Além de colaboradores dos departamentos de internacionalização.

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

CARGA HORÁRIA: 8 horas (sendo 6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)

DATAS: EM BREVE

TRANSMISSÃO AO VIVO VIA PLATAFORMA ZOOM: das 14 às 17 horas

 

CONTEÚDO

  • Internacionalização da sua carreira;
  • Identificação de pares internacionais;
  • Desenvolvimento de projetos e de pesquisas internacionalizadas;
  • Turbinando o Currículo Lattes;
  • Captação de recursos de fontes internacionais;
  • Participação em comunidades científicas internacionais;
  • Publicações em periódicos internacionais;
  • Participação em redes de pesquisa internacionais;
  • Participação em eventos internacionais;
  • Atuação em missões internacionais.

Esse módulo contemplará a realização de uma atividade prática em que o participante elaborará um Plano de Ação para internacionalização da sua carreira.

METODOLOGIA

A metodologia dos encontros síncronos será diversificada. Contará com a apresentação dos temas por experts diretamente relacionados com a Internacionalização; atividades e dinâmicas interativas, estimulando a participação e fomentando a discussão entre todos os participantes; storytelling; apresentação de cases inovadores de diferentes instituições internacionalizadas em diferentes países.

As pautas dos encontros serão previamente construídas pela moderação, porém definidas conjuntamente com os participantes, de acordo com os interesses e necessidades identificadas.

Serão apresentadas, também, ferramentas de gestão e de gestão do conhecimento, que podem auxiliar nos processos de operacionalização da Internacionalização.

Para ter acesso ao curso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.

Vídeo Degustação
INSCRIÇÕES ABERTAS Módulo V – Internacionalização da Carreira Acadêmica Professores e Pesquisadores