A Internacionalização se tornou um requisito para as IES. E agora?MINICURSO GRATUITO AO ASSOCIADO SEMESP

A internacionalização da Educação Superior tornou-se o diferencial competitivo nas mais renomadas instituições de Ensino Superior do mundo. Responder às demandas da sociedade interconectada e globalizada, requer que as IES estejam atentas a esses movimentos e que seus dirigentes estejam aptos a tomar decisões assertivas em busca da qualidade institucional.


A qualidade do ensino, da pesquisa e dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica e à sociedade, em geral, dependem de movimentos que coloquem as IES no patamar de reconhecimento nacional e internacional. Para tanto, o alinhamento do plano estratégico de uma instituição deve dar atenção ao processo de internacionalização. Esta deve ser uma promessa clara feita por líderes institucionais, atentos aos conceitos de universidades de classe mundial, alicerçados em boa governança, talentos e recursos. Uma abordagem de internacionalização mais direcionada contém diretrizes para implementação, avaliação e melhoria contínuas, e, portanto, a constante análise dos movimentos organizacionais é essencial para promover o compromisso institucional com a internacionalização.


Nesse cenário, os dirigentes institucionais desempenham papel central e determinam questões cruciais sobre seu compromisso com a participação global, além de reconhecer ativos, oportunidades, dificuldades e impedimentos para colocar em prática o processo de internacionalização. Discutir essas questões torna-se fundamental para capacitar os dirigentes com os elementos mínimos necessários para o fortalecimento de sua interlocução sobre esse tema.

1H18/04/2024

OBJETIVO

Sensibilizar gestores de IES sobre como a internacionalização é um requisito exigido pelos alunos, mercado de trabalho e sociedade no atual cenário globalizado em que estamos inseridos.

PÚBLICO ALVO

Comunidade Acadêmica em Geral que esteja interessada no tema.

CONTEÚDO

  • A Internacionalização como Requisito

Para alunos

Para as IES

Para a Sociedade

  • As diferentes oportunidades e estratégias de internacionalização

Internacionalização em Casa – Internacionalização no Exterior

Mobilidade (in/out/docente/discente/staff)

Ensino e Aprendizagem

Pesquisa

 

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

CARGA HORÁRIA: 1 hora

DATAS: 18 de abril de 2024 (quinta-feira)

TRANSMISSÃO AO VIVO VIA PLATAFORMA ZOOM: das 15 às 16 horas

 

LOCAL

AO VIVO VIA PLATAFORMA ZOOM: das 15 às 16 horas

 

METODOLOGIA

Minicurso 100% online, com transmissão ao vivo, via plataforma Zoom, com carga horária de 1 hora, sendo 45 minutos de palestra e mais 15 minutos para perguntas e discussões.

Para ter acesso ao minicurso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.

CERTIFICADO

Ao final do minicurso, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.

VÍDEO DEGUSTAÇÃO
Profa. Luciane, especialista em internacionalização de IES, aborda os temas que serão abordados no minicurso

Saiba mais