As Estratégias na Oferta de Curso de Pós-Graduação ao Mercado

Como criar um curso relevante de pós-graduação para os profissionais de um determinado mercado de atuação? Como se diferenciar da concorrência? Como envolver o corpo docente em um projeto integrado construtor de uma experiência de aprendizagem transformadora?


A integralidade destas ofertas é planejada e executada por um coordenador de curso, que deve ser capaz de viabilizar diferentes e complementares papéis que passam pelo empreendedorismo, marketing, relacionamento com o mercado, geração e gestão de resultados.


Estas e outras relevantes questões serão abordadas pelo Programa Online: Estratégia e Coordenação de Cursos de Pós-Graduação.  Dividido em 4 disciplinas, que também podem ser adquiridas separadamente, a Aula 3 – “As estratégias na oferta de curso de pós-graduação ao mercado”, busca elaborar as fases de implementação da oferta do curso, desde a comunicação do curso, passando pela fase de demonstração de interesse até a efetivação da matrícula.

4h23/09/2021

OBJETIVO

Apresentar e discutir ferramentas para elaboração da estratégia integrada de planejamento, composição, oferta e gestão de cursos de pós-graduação.

Para alcançar o objetivo geral, os seguintes objetivos específicos serão atendidos:

  • Oferecer instrumentos de identificação do cenário de competição em que se insere a instituição e o curso e apresentando estratégias de enfrentamento e diferenciação do curso, tendo em vista o perfil do seu aluno.
  • Definir e implementar as etapas de composição de oferta de um curso de pós-graduação diferenciado as diferentes possibilidades de educação continuada
  • Elaborar as fases e implementar com sucesso a oferta do curso, desde a comunicação do curso, até a fase de demonstração de interesse concluindo pela efetivação da matrícula.
  • Estabelecer o papel do coordenador de pós-graduação, suas responsabilidades de integração institucional e sua participação na gestão de resultados.

PÚBLICO ALVO

Professores, coordenadores, diretores e demais gestores de instituições de ensino superior, ou suas parceiras, interessados na inserção estratégica da pós-graduação no negócio da pós-graduação.

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

CARGA HORÁRIA: 4 horas (3 horas ao vivo e mais 1 hora  de atividades)

DATAS: 23 de setembro de 2021 (quinta-feira)

TRANSMISSÃO AO VIVO, VIA ZOOM: das 17 às 20 horas (mais 1 hora de atividades)

CONTEÚDO

– Linguagem utilizada, composição do site, estratégias de atração e de conversão;

– Atração de parceiros estratégicos e diálogos com o mercado;

– A estratégia da cauda longa, a educação continuada e a pós-graduação;

– Comunicação do papel da pós-graduação na vida do profissional;

– A sequência de oferta apoiada em estratégia, marketing, comunicação até o atendimento do contact center;

– Coordenador como referência de mercado para seus estudantes e o papel da autoridade técnica na venda da pós-graduação; e

– Casos e estratégias de posicionamento, marketing e comercial, exitosas no ambiente de pós-graduação.

METODOLOGIA

Exposições dialogadas, debates orientados, apoio em referenciais, discussão de textos e estudos de caso. Será utilizado ainda o aprendizado baseado em problemas e projetos, tendo em vista a perspectiva de construção do aprendizado maker, em que os participantes concluem o curso com um projeto de Pós-Graduação concluído.

Para ter acesso ao programa online ou as disciplinas avulsas, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.

AVALIAÇÃO

O participante será avaliado em sua frequência e pela entrega do projeto de um curso realizado por meio da estrutura proposta.

CERTIFICADO

Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.