O Mercado de Pós-Graduação e suas Oportunidades

O Programa Online: Estratégia e Coordenação de Cursos de Pós-Graduação e Educação Continuada 2024 conta com quatro disciplinas que podem ser cursadas separadamente.


A Aula 1 – O Mercado de Pós-Graduação e suas Oportunidades visa oferecer instrumentos de identificação do cenário de competição em que se insere a instituição e o curso, apresentando estratégias de enfrentamento e diferenciação, tendo em vista o perfil do aluno.


Com carga horária de quatro horas, o curso é 100% online, com transmissão ao vivo, via plataforma Zoom.

4h14/08/2024

OBJETIVO

Esta disciplina visa oferecer instrumentos de identificação do cenário de competição em que se insere a instituição e o curso, apresentando estratégias de enfrentamento e diferenciação, tendo em vista o perfil do aluno.

PÚBLICO ALVO

Professores, coordenadores, diretores e demais gestores de instituições de ensino superior, ou suas parceiras, interessados na inserção estratégica da pós-graduação no negócio da pós-graduação.

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

CARGA HORÁRIA: 4 horas

DATA: 14 de agosto de 2024

TRANSMISSÃO AO VIVO, VIA ZOOM: das 15 às 18 horas (mais 1 hora de atividades)

CONTEÚDO

– O cenário de competição na educação continuada;

– O perfil geral do aluno de pós-graduação considerando as gerações X millennials x e y;

– Inserção do seu curso na estratégia da instituição;

– Mapeamento da concorrência;

– Clareza de concorrência no mercado de pós-graduação, as muitas iniciativas que incidem sobre o público de pós-graduação;

– Matriz de diferenciação de cursos de pós-graduação;

– Posicionamento estratégico da instituição e do curso;

– Mapa de empatia do seu público e a definição de público-alvo em pós-graduação; e

– Aspectos regulatórios do lato sensu e atenções especificas das profissões.

METODOLOGIA

Exposições dialogadas, debates orientados, apoio em referenciais, discussão de textos e estudos de caso. Será utilizado ainda o aprendizado baseado em problemas e projetos, tendo em vista a perspectiva de construção do aprendizado maker, em que os participantes concluem o curso com um projeto de Pós-Graduação concluído.

Para ter acesso à disciplina online avulsa, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.

CERTIFICADO

Ao final curso online, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.