Como criar um curso relevante de pós-graduação para os profissionais de um determinado mercado de atuação? Como se diferenciar da concorrência? Como envolver o corpo docente em um projeto integrado construtor de uma experiência de aprendizagem transformadora?
A integralidade destas ofertas é planejada e executada por um coordenador de curso, que deve ser capaz de viabilizar diferentes e complementares papéis que passam pelo empreendedorismo, marketing, relacionamento com o mercado, geração e gestão de resultados.
Estas e outras relevantes questões serão abordadas pelo Programa Online: Estratégia e Coordenação de Cursos de Pós-Graduação. Dividido em 4 disciplinas, que também podem ser adquiridas separadamente, a Aula 1 - “O mercado de pós-graduação e suas oportunidades”, visa oferecer instrumentos de identificação do cenário de competição em que se insere a instituição e o curso, além de apresentar estratégias de enfrentamento e diferenciação.
Apresentar e discutir ferramentas para elaboração da estratégia integrada de planejamento, composição, oferta e gestão de cursos de pós-graduação.
Para alcançar o objetivo geral, os seguintes objetivos específicos serão atendidos:
Professores, coordenadores, diretores e demais gestores de instituições de ensino superior, ou suas parceiras, interessados na inserção estratégica da pós-graduação no negócio da pós-graduação.
CARGA HORÁRIA: 4 horas (3 horas ao vivo e mais 1 hora de atividades)
DATAS: 26 de agosto de 2021 (quinta-feira)
TRANSMISSÃO AO VIVO, VIA ZOOM: das 17 às 20 horas (mais 1 hora de atividades)
– O cenário de competição na educação continuada;
– O perfil geral do aluno de pós-graduação considerando as gerações X millennials x e y;
– Inserção do seu curso na estratégia da instituição;
– Mapeamento da concorrência;
– Clareza de concorrência no mercado de pós-graduação, as muitas iniciativas que incidem sobre o público de pós-graduação;
– Matriz de diferenciação de cursos de pós-graduação;
– Posicionamento estratégico da instituição e do curso;
– Mapa de empatia do seu público e a definição de público-alvo em pós-graduação; e
– Aspectos regulatórios do lato sensu e atenções especificas das profissões.
Exposições dialogadas, debates orientados, apoio em referenciais, discussão de textos e estudos de caso. Será utilizado ainda o aprendizado baseado em problemas e projetos, tendo em vista a perspectiva de construção do aprendizado maker, em que os participantes concluem o curso com um projeto de Pós-Graduação concluído.
Para ter acesso ao programa online ou as disciplinas avulsas, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.
O participante será avaliado em sua frequência e pela entrega do projeto de um curso realizado por meio da estrutura proposta.
Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.