Como criar um curso relevante de pós-graduação para os profissionais de um determinado mercado de atuação? Como se diferenciar da concorrência? Como envolver o corpo docente em um projeto integrado e construtor de uma experiência de aprendizagem transformadora?
A integralidade destas ofertas é planejada e executada por um coordenador de curso, que deve ser capaz de viabilizar diferentes e complementares papéis que passam pelo empreendedorismo, marketing, relacionamento com o mercado, geração e gestão de resultados.
Estas e outras relevantes questões serão abordadas pelo Programa Online: Estratégia e Coordenação de Cursos de Pós-Graduação.
OBJETIVO
Apresentar e discutir ferramentas para elaboração da estratégia integrada de planejamento, composição, oferta e gestão de cursos de pós-graduação.
Para alcançar o objetivo geral, os seguintes objetivos específicos serão atendidos:.
PÚBLICO ALVO
Professores, coordenadores, diretores e demais gestores de instituições de ensino superior, ou suas parceiras, interessados na inserção estratégica da pós-graduação no negócio da pós-graduação.
DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA
CARGA HORÁRIA: 16 horas (com 4 encontros de 3h e mais 1h de atividades)
DATAS: 24 e 31 de agosto e 14 e 21 de setembro de 2022
TRANSMISSÃO AO VIVO, VIA ZOOM: das 17 às 20 horas (mais 1 hora de atividades)
CONTEÚDO
AULA 1 – O mercado de pós-graduação e suas oportunidades
Data: 24 de agosto de 2022 (quarta)
Transmissão ao vivo, via Zoom: das 17 às 20 horas (mais 1 hora de atividades)
Esta disciplina visa oferecer instrumentos de identificação do cenário de competição em que se insere a instituição e o curso e apresentando estratégias de enfrentamento e diferenciação do curso, tendo em vista o perfil do seu aluno.
Os seguintes assuntos serão abordados em seu contexto:
– O cenário de competição na educação continuada;
– O perfil geral do aluno de pós-graduação considerando as gerações X millennials x e y;
– Inserção do seu curso na estratégia da instituição;
– Mapeamento da concorrência;
– Clareza de concorrência no mercado de pós-graduação, as muitas iniciativas que incidem sobre o público de pós-graduação;
– Matriz de diferenciação de cursos de pós-graduação;
– Posicionamento estratégico da instituição e do curso;
– Mapa de empatia do seu público e a definição de público-alvo em pós-graduação; e
– Aspectos regulatórios do lato sensu e atenções especificas das profissões.
INVESTIMENTO AULA 1
ASSOCIADOS – R$ 400,00
NÃO ASSOCIADOS – R$ 1.000,00
A disciplina pode ser cursada separadamente
AULA 2 – A Composição e a elaboração de projetos de cursos de Pós-graduação
Data: 31 de agosto de 2022 (quarta)
Transmissão ao vivo, via Zoom: das 17 às 20 horas (mais 1 hora de atividades)
Esta disciplina busca definir e implementar as etapas de composição de oferta de um curso de pós-graduação diferenciado as diferentes possibilidades de educação continuada, para tanto abordará os seguintes temas:
– As etapas do projeto pedagógico e sua utilidade estratégica;
– A proposta de valor do seu curso de pós-graduação e o projeto realizado com Business Model Canvas;
– O conceito The Job to be Done (O trabalho a ser feito) e o contexto da pós-graduação na vida do estudante;
– Corpo docente: atração, envolvimento e engajamento com os estudantes e estratégia de diferenciação;
– A composição da matriz curricular, as estratégias hibridas e a entrega necessária;
– A experiência aprendizagem no contexto do aluno adulto na pós-graduação;
– A preparação do estudante de pós-graduação para a autonomia e mindset de aprendizado contínuo;
– As diferentes aprendizagens e os diferentes papeis das alternativas de educação continuada;
– Estratégias metodológicas, conteúdo, envolvimento do corpo docente e como abordar o tema da rotação entre docentes;
– Papéis institucionais e papei de parceiros na oferta do curso de pós-graduação; e
– O processo de avaliação no contexto da experiência de aprendizagem, da aplicação prática e da estratégia do curso.
INVESTIMENTO AULA 2
ASSOCIADOS – R$ 400,00
NÃO ASSOCIADOS – R$ 1.000,00
A disciplina pode ser cursada separadamente
AULA 3 – As estratégias na oferta de cursos Pós-graduacão ao mercado
Data: 14 de setembro de 2022 (quarta)
Transmissão ao vivo, via Zoom: das 17 às 20 horas (mais 1 hora de atividades)
A disciplina de Oferta busca elaborar as fases de implementação da oferta do curso, desde a comunicação do curso, até a fase de demonstração de interesse concluindo pela efetivação da matrícula. Para atender a este objetivo os seguintes assuntos serão abordados:
– Linguagem utilizada, composição do site, estratégias de atração e de conversão;
– Atração de parceiros estratégicos e diálogos com o mercado;
– A estratégia da cauda longa, a educação continuada e a pós-graduação;
– Comunicação do papel da pós-graduação na vida do profissional;
– A sequência de oferta apoiada em estratégia, marketing, comunicação até o atendimento do contact center;
– Coordenador como referência de mercado para seus estudantes e o papel da autoridade técnica na venda da pós-graduação;
– Casos e estratégias de posicionamento, marketing e comercial, exitosas no ambiente de pós-graduação.
INVESTIMENTO AULA 3
ASSOCIADOS – R$ 400,00
NÃO ASSOCIADOS – R$ 1.000,00
A disciplina pode ser cursada separadamente
AULA 4 – Papel do Coordenador: Liderança, gestão e resultados
Data: 28 de setembro de 2022 (quarta)
Transmissão ao vivo, via Zoom: das 17 às 20 horas (mais 1 hora de atividades)
Esta disciplina visa estabelecer o papel do coordenador de pós-graduação, suas responsabilidades de integração institucional e sua participação na gestão de resultados. Para chegar a este resultado aborda os seguintes tópicos:
– Perfil e competências do Coordenador de Pós-Graduação;
– Liderança e Gestão no Papel da Coordenação;
– Papel de Liderança e Gestão do Coordenador, a integração do corpo docente, áreas internas, apoio e infraestrutura.
– Atuação do Coordenador como mentor e seus relacionamentos com o mercado;
– Estratégias de construção de resultado em cursos de pós-graduação à luz da discussão quanto a realização de cursos próprios e de cursos realizados em parceria.
– Trabalho de conclusão de curso como estratégia de diferenciação.
– Conceito de margem de contribuição e resultado;
– Resultado das parcerias e meios de condução; e
– Reinvestimento na pós-graduação e estratégia de continuidade.
INVESTIMENTO AULA 4
ASSOCIADOS – R$ 400,00
NÃO ASSOCIADOS – R$ 1.000,00
A disciplina pode ser cursada separadamente
METODOLOGIA
Exposições dialogadas, debates orientados, apoio em referenciais, discussão de textos e estudos de caso. Será utilizado ainda o aprendizado baseado em problemas e projetos, tendo em vista a perspectiva de construção do aprendizado maker, em que os participantes concluem o curso com um projeto de Pós-Graduação concluído.
Para ter acesso ao programa online ou as disciplinas avulsas, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.
AVALIAÇÃO
O participante será avaliado em sua frequência e pela entrega do projeto de um curso realizado por meio da estrutura proposta pelo curso.
CERTIFICADO
Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.
DOCENTES
David Forli Inocente
Marcio Antonio Rodrigues Sanches
Raquel Carmona
INVESTIMENTO
ASSOCIADOS – R$ 1.000,00 (parcelado em até 4 vezes no cartão)
NÃO ASSOCIADOS – R$ 2.500,00 (parcelado em até 4 vezes no cartão)