Estratégia e Coordenação de Cursos de Pós-Graduação e Educação Continuada 2024

Como criar um curso relevante de pós-graduação para os profissionais de um determinado mercado de atuação? Como se diferenciar da concorrência? Como envolver o corpo docente em um projeto integrado e construtor de uma experiência de aprendizagem transformadora?


A integralidade destas ofertas é planejada e executada por um coordenador de curso, que deve ser capaz de viabilizar diferentes e complementares papéis que passam pelo empreendedorismo, marketing, relacionamento com o mercado, geração e gestão de resultados.


Estas e outras relevantes questões serão abordadas no Programa Online: Estratégia e Coordenação de Cursos de Pós-Graduação e Educação Continuada 2024.


 

16h14/08/2024 até 04/09/2024

OBJETIVO

Apresentar e discutir ferramentas para elaboração da estratégia integrada de planejamento, composição, oferta e gestão de cursos de pós-graduação.

Para alcançar o objetivo geral, os seguintes objetivos específicos serão atendidos:

  • Oferecer instrumentos de identificação do cenário de competição em que se insere a instituição e o curso e apresentando estratégias de enfrentamento e diferenciação do curso, tendo em vista o perfil do seu aluno.
  • Definir e implementar as etapas de composição de oferta de um curso de pós-graduação diferenciado as diferentes possibilidades de educação continuada.
  • Elaborar as fases e implementar com sucesso a oferta do curso, desde a comunicação do curso, até a fase de demonstração de interesse concluindo pela efetivação da matrícula.
  • Estabelecer o papel do coordenador de pós-graduação, suas responsabilidades de integração institucional e sua participação na gestão de resultados.

PÚBLICO ALVO

Professores, coordenadores, diretores e demais gestores de instituições de ensino superior, ou suas parceiras, interessados na inserção estratégica da pós-graduação no negócio da pós-graduação.

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

CARGA HORÁRIA: 16 horas (com 4 encontros de 3 horas e mais 1 hora de atividades)

DATAS: 14, 21 e 28 de agosto e 4 de setembro de 2024

TRANSMISSÃO AO VIVO, VIA ZOOM: das 15 às 18 horas (mais 1 hora de atividades)

CONTEÚDO

AULA 1 – O MERCADO DE PÓS-GRADUAÇÃO E SUAS OPORTUNIDADES

Data: 14 de agosto de 2024

Transmissão ao vivo, via Zoom: das 15 às 18 horas (mais 1 hora de atividades)

Esta disciplina visa oferecer instrumentos de identificação do cenário de competição em que se insere a instituição e o curso e apresentando estratégias de enfrentamento e diferenciação do curso, tendo em vista o perfil do seu aluno.

Os seguintes assuntos serão abordados em seu contexto:

  • O cenário de competição na educação continuada;
  • O perfil geral do aluno de pós-graduação considerando as gerações X millennials x e y;
  • Inserção do seu curso na estratégia da instituição;
  • Mapeamento da concorrência;
  • Clareza de concorrência no mercado de pós-graduação, as muitas iniciativas que incidem sobre o público de pós-graduação;
  • Matriz de diferenciação de cursos de pós-graduação;
  • Posicionamento estratégico da instituição e do curso;
  • Mapa de empatia do seu público e a definição de público-alvo em pós-graduação; e
  • Aspectos regulatórios do lato sensu e atenções especificas das profissões.


INVESTIMENTO AULA 1

ASSOCIADOS – R$ 400,00

NÃO ASSOCIADOS R$ 1.200,00

*A disciplina pode ser cursada separadamente

 

AULA 2 – A COMPOSIÇÃO E A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Data: 21 de agosto de 2024

Transmissão ao vivo, via Zoom: das 15 às 18 horas (mais 1 hora de atividades)

Esta disciplina busca definir e implementar as etapas de composição de oferta de um curso de pós-graduação diferenciado as diferentes possibilidades de educação continuada, para tanto abordará os seguintes temas:

As etapas do projeto pedagógico e sua utilidade estratégica;

  • A proposta de valor do seu curso de pós-graduação e o projeto realizado com Business Model Canvas;
  • O conceito The Job to be Done (O trabalho a ser feito) e o contexto da pós-graduação na vida do estudante;
  • Corpo docente: atração, envolvimento e engajamento com os estudantes e estratégia de diferenciação;
  • A composição da matriz curricular, as estratégias hibridas e a entrega necessária;
  • A experiência aprendizagem no contexto do aluno adulto na pós-graduação;
  • A preparação do estudante de pós-graduação para a autonomia e mindset de aprendizado contínuo;
  • As diferentes aprendizagens e os diferentes papeis das alternativas de educação continuada;
  • Estratégias metodológicas, conteúdo, envolvimento do corpo docente e como abordar o tema da rotação entre docentes;
  • Papéis institucionais e papei de parceiros na oferta do curso de pós-graduação; e
  • O processo de avaliação no contexto da experiência de aprendizagem, da aplicação prática e da estratégia do curso.

INVESTIMENTO AULA 2

ASSOCIADOS – R$ 400,00

NÃO ASSOCIADOS – R$ 1.200,00

*A disciplina pode ser cursada separadamente

 

AULA 3 – AS ESTRATÉGIAS NA OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO AO MERCADO

Data: 28 de agosto de 2024

Transmissão ao vivo, via Zoom: das 15 às 18 horas (mais 1 hora de atividades)

A disciplina de Oferta busca elaborar as fases de implementação da oferta do curso, desde a comunicação do curso, até a fase de demonstração de interesse concluindo pela efetivação da matrícula. Para atender a este objetivo os seguintes assuntos serão abordados:

  • Linguagem utilizada, composição do site, estratégias de atração e de conversão;
  • Atração de parceiros estratégicos e diálogos com o mercado;
  • A estratégia da cauda longa, a educação continuada e a pós-graduação;
  • Comunicação do papel da pós-graduação na vida do profissional;
  • A sequência de oferta apoiada em estratégia, marketing, comunicação até o atendimento do contact center;
  • Coordenador como referência de mercado para seus estudantes e o papel da autoridade técnica na venda da pós-graduação; e
  • Casos e estratégias de posicionamento, marketing e comercial, exitosas no ambiente de pós-graduação.

INVESTIMENTO AULA 3

ASSOCIADOS – R$ 400,00

NÃO ASSOCIADOS – R$ 1.200,00

*A disciplina pode ser cursada separadamente

 

AULA 4 – PAPEL DO COORDENADOR: LIDERANÇA, GESTÃO E RESULTADOS

Data: 4 de setembro de 2024

Transmissão ao vivo, via Zoom: das 15 às 18 horas (mais 1 hora de atividades)

Esta disciplina visa estabelecer o papel do coordenador de pós-graduação, suas responsabilidades de integração institucional e sua participação na gestão de resultados. Para chegar a este resultado aborda os seguintes tópicos:

  • Perfil e competências do Coordenador de Pós-Graduação;
  • Liderança e Gestão no Papel da Coordenação;
  • Papel de Liderança e Gestão do Coordenador, a integração do corpo docente, áreas internas, apoio e infraestrutura.
  • Atuação do Coordenador como mentor e seus relacionamentos com o mercado;
  • Estratégias de construção de resultado em cursos de pós-graduação à luz da discussão quanto a realização de cursos próprios e de cursos realizados em parceria.
  • Trabalho de conclusão de curso como estratégia de diferenciação.
  • Conceito de margem de contribuição e resultado;
  • Resultado das parcerias e meios de condução; e
  • Reinvestimento na pós-graduação e estratégia de continuidade.

INVESTIMENTO AULA 4

ASSOCIADOS – R$ 400,00

NÃO ASSOCIADOS – R$ 1.200,00

*A disciplina pode ser cursada separadamente

METODOLOGIA

Exposições dialogadas, debates orientados, apoio em referenciais, discussão de textos e estudos de caso. Será utilizado ainda o aprendizado baseado em problemas e projetos, tendo em vista a perspectiva de construção do aprendizado maker, em que os participantes concluem o curso com um projeto de Pós-Graduação concluído.

Para ter acesso ao programa online ou as disciplinas avulsas, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.

CERTIFICADO

Ao final do programa ou curso avulso adquirido, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.

Conheça outros programas