Estratégia e Coordenação de Cursos de Pós-Graduação

Como criar um curso relevante de pós-graduação para os profissionais de um determinado mercado de atuação? Como se diferenciar da concorrência? Como envolver o corpo docente em um projeto integrado e construtor de uma experiência de aprendizagem transformadora?
A integralidade destas ofertas é planejada e executada por um coordenador de curso, que deve ser capaz de viabilizar diferentes e complementares papéis que passam pelo empreendedorismo, marketing, relacionamento com o mercado, geração e gestão de resultados.
Estas e outras relevantes questões serão abordadas pelo Programa Online: Estratégia e Coordenação de Cursos de Pós-Graduação.

16h24/08/2022 até 21/09/2022

OBJETIVO

Apresentar e discutir ferramentas para elaboração da estratégia integrada de planejamento, composição, oferta e gestão de cursos de pós-graduação.

Para alcançar o objetivo geral, os seguintes objetivos específicos serão atendidos:.

  • Oferecer instrumentos de identificação do cenário de competição em que se insere a instituição e o curso e apresentando estratégias de enfrentamento e diferenciação do curso, tendo em vista o perfil do seu aluno.
  • Definir e implementar as etapas de composição de oferta de um curso de pós-graduação diferenciado as diferentes possibilidades de educação continuada
  • Elaborar as fases e implementar com sucesso a oferta do curso, desde a comunicação do curso, até a fase de demonstração de interesse concluindo pela efetivação da matrícula.
  • Estabelecer o papel do coordenador de pós-graduação, suas responsabilidades de integração institucional e sua participação na gestão de resultados.

 

PÚBLICO ALVO

Professores, coordenadores, diretores e demais gestores de instituições de ensino superior, ou suas parceiras, interessados na inserção estratégica da pós-graduação no negócio da pós-graduação.

 

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

CARGA HORÁRIA: 16 horas (com 4 encontros de 3h e mais 1h  de atividades)

DATAS: 24 e 31 de agosto e 14 e 21 de setembro de 2022

TRANSMISSÃO AO VIVO, VIA ZOOM: das 17 às 20 horas (mais 1 hora de atividades)

 

CONTEÚDO

AULA 1 – O mercado de pós-graduação e suas oportunidades

Data: 24 de agosto de 2022 (quarta)
Transmissão ao vivo, via Zoom: das 17 às 20 horas (mais 1 hora de atividades)
Esta disciplina visa oferecer instrumentos de identificação do cenário de competição em que se insere a instituição e o curso e apresentando estratégias de enfrentamento e diferenciação do curso, tendo em vista o perfil do seu aluno.
Os seguintes assuntos serão abordados em seu contexto:
– O cenário de competição na educação continuada;
– O perfil geral do aluno de pós-graduação considerando as gerações X millennials x e y;
– Inserção do seu curso na estratégia da instituição;
– Mapeamento da concorrência;
– Clareza de concorrência no mercado de pós-graduação, as muitas iniciativas que incidem sobre o público de pós-graduação;
– Matriz de diferenciação de cursos de pós-graduação;
– Posicionamento estratégico da instituição e do curso;
– Mapa de empatia do seu público e a definição de público-alvo em pós-graduação; e
– Aspectos regulatórios do lato sensu e atenções especificas das profissões.

INVESTIMENTO AULA 1

ASSOCIADOS – R$ 400,00

NÃO ASSOCIADOS – R$ 1.000,00

A disciplina pode ser cursada separadamente

 

AULA 2 – A Composição e a elaboração de projetos de cursos de Pós-graduação

Data: 31 de agosto de 2022 (quarta)

Transmissão ao vivo, via Zoom: das 17 às 20 horas (mais 1 hora de atividades)

Esta disciplina busca definir e implementar as etapas de composição de oferta de um curso de pós-graduação diferenciado as diferentes possibilidades de educação continuada, para tanto abordará os seguintes temas:

– As etapas do projeto pedagógico e sua utilidade estratégica;

– A proposta de valor do seu curso de pós-graduação e o projeto realizado com Business Model Canvas;

– O conceito The Job to be Done (O trabalho a ser feito) e o contexto da pós-graduação na vida do estudante;

– Corpo docente: atração, envolvimento e engajamento com os estudantes e estratégia de diferenciação;

– A composição da matriz curricular, as estratégias hibridas e a entrega necessária;

– A experiência aprendizagem no contexto do aluno adulto na pós-graduação;

– A preparação do estudante de pós-graduação para a autonomia e mindset de aprendizado contínuo;

– As diferentes aprendizagens e os diferentes papeis das alternativas de educação continuada;

– Estratégias metodológicas, conteúdo, envolvimento do corpo docente e como abordar o tema da rotação entre docentes;

– Papéis institucionais e papei de parceiros na oferta do curso de pós-graduação; e

– O processo de avaliação no contexto da experiência de aprendizagem, da aplicação prática e da estratégia do curso.

INVESTIMENTO AULA 2

ASSOCIADOS – R$ 400,00

NÃO ASSOCIADOS – R$ 1.000,00

A disciplina pode ser cursada separadamente

 

AULA 3 – As estratégias na oferta de cursos Pós-graduacão ao mercado

Data: 14 de setembro de 2022 (quarta)

Transmissão ao vivo, via Zoom: das 17 às 20 horas (mais 1 hora de atividades)

A disciplina de Oferta busca elaborar as fases de implementação da oferta do curso, desde a comunicação do curso, até a fase de demonstração de interesse concluindo pela efetivação da matrícula. Para atender a este objetivo os seguintes assuntos serão abordados:

– Linguagem utilizada, composição do site, estratégias de atração e de conversão;

– Atração de parceiros estratégicos e diálogos com o mercado;

– A estratégia da cauda longa, a educação continuada e a pós-graduação;

– Comunicação do papel da pós-graduação na vida do profissional;

– A sequência de oferta apoiada em estratégia, marketing, comunicação até o atendimento do contact center;

– Coordenador como referência de mercado para seus estudantes e o papel da autoridade técnica na venda da pós-graduação;

– Casos e estratégias de posicionamento, marketing e comercial, exitosas no ambiente de pós-graduação.

INVESTIMENTO AULA 3

ASSOCIADOS – R$ 400,00

NÃO ASSOCIADOS – R$ 1.000,00

A disciplina pode ser cursada separadamente

 

AULA 4 – Papel do Coordenador: Liderança, gestão e resultados

Data: 21 de setembro de 2022 (quarta)

Transmissão ao vivo, via Zoom: das 17 às 20 horas (mais 1 hora de atividades)

Esta disciplina visa estabelecer o papel do coordenador de pós-graduação, suas responsabilidades de integração institucional e sua participação na gestão de resultados. Para chegar a este resultado aborda os seguintes tópicos:

– Perfil e competências do Coordenador de Pós-Graduação;

– Liderança e Gestão no Papel da Coordenação;

– Papel de Liderança e Gestão do Coordenador, a integração do corpo docente, áreas internas, apoio e infraestrutura.

– Atuação do Coordenador como mentor e seus relacionamentos com o mercado;

 – Estratégias de construção de resultado em cursos de pós-graduação à luz da discussão quanto a realização de cursos próprios e de cursos realizados em parceria.

– Trabalho de conclusão de curso como estratégia de diferenciação.

– Conceito de margem de contribuição e resultado;

– Resultado das parcerias e meios de condução; e

– Reinvestimento na pós-graduação e estratégia de continuidade.

INVESTIMENTO AULA 4

ASSOCIADOS – R$ 400,00

NÃO ASSOCIADOS – R$ 1.000,00

A disciplina pode ser cursada separadamente

 

METODOLOGIA

Exposições dialogadas, debates orientados, apoio em referenciais, discussão de textos e estudos de caso. Será utilizado ainda o aprendizado baseado em problemas e projetos, tendo em vista a perspectiva de construção do aprendizado maker, em que os participantes concluem o curso com um projeto de Pós-Graduação concluído.

Para ter acesso ao programa online ou as disciplinas avulsas, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.

 

AVALIAÇÃO

O participante será avaliado em sua frequência e pela entrega do projeto de um curso realizado por meio da estrutura proposta pelo curso.

 

CERTIFICADO

Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.

 

DOCENTES

David Forli Inocente

Marcio Antonio Rodrigues Sanches

Raquel Carmona

 

INVESTIMENTO

ASSOCIADOS – R$ 1.000,00 (parcelado em até 4 vezes no cartão)

NÃO ASSOCIADOS – R$ 2.500,00 (parcelado em até 4 vezes no cartão)

Conheça outros programas