Como criar um curso relevante de pós-graduação para os profissionais de um determinado mercado de atuação? Como se diferenciar da concorrência? Como envolver o corpo docente em um projeto integrado construtor de uma experiência de aprendizagem transformadora?
A integralidade destas ofertas é planejada e executada por um coordenador de curso, que deve ser capaz de viabilizar diferentes e complementares papéis que passam pelo empreendedorismo, marketing, relacionamento com o mercado, geração e gestão de resultados.
Estas e outras relevantes questões serão abordadas pelo Programa Online: Estratégia e Coordenação de Cursos de Pós-Graduação. Dividido em 4 disciplinas, que também podem ser adquiridas separadamente, a Aula 2 – “A composição e a elaboração dos projetos de cursos de pós-graduação”, busca definir e implementar as etapas de composição de oferta de um curso de pós-graduação e as possibilidades de educação continuada.
Apresentar e discutir ferramentas para elaboração da estratégia integrada de planejamento, composição, oferta e gestão de cursos de pós-graduação.
Para alcançar o objetivo geral, os seguintes objetivos específicos serão atendidos:
Professores, coordenadores, diretores e demais gestores de instituições de ensino superior, ou suas parceiras, interessados na inserção estratégica da pós-graduação no negócio da pós-graduação.
CARGA HORÁRIA: 4 horas (3 horas ao vivo e mais 1 hora de atividades)
DATAS: 9 de setembro de 2021 (quinta-feira)
TRANSMISSÃO AO VIVO, VIA ZOOM: das 17 às 20 horas (mais 1 hora de atividades)
– As etapas do projeto pedagógico e sua utilidade estratégica;
– A proposta de valor do seu curso de pós-graduação e o projeto realizado com Business Model Canvas;
– O conceito The Job to be Done (O trabalho a ser feito) e o contexto da pós-graduação na vida do estudante;
– Corpo docente: atração, envolvimento e engajamento com os estudantes e estratégia de diferenciação;
– A composição da matriz curricular, as estratégias hibridas e a entrega necessária;
– A experiência aprendizagem no contexto do aluno adulto na pós-graduação;
– A preparação do estudante de pós-graduação para a autonomia e mindset de aprendizado contínuo;
– As diferentes aprendizagens e os diferentes papeis das alternativas de educação continuada;
– Estratégias metodológicas, conteúdo, envolvimento do corpo docente e como abordar o tema da rotação entre docentes;
– Papéis institucionais e papei de parceiros na oferta do curso de pós-graduação; e
– O processo de avaliação no contexto da experiência de aprendizagem, da aplicação prática e da estratégia do curso;
Exposições dialogadas, debates orientados, apoio em referenciais, discussão de textos e estudos de caso. Será utilizado ainda o aprendizado baseado em problemas e projetos, tendo em vista a perspectiva de construção do aprendizado maker, em que os participantes concluem o curso com um projeto de Pós-Graduação concluído.
Para ter acesso ao programa online ou as disciplinas avulsas, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.
O participante será avaliado em sua frequência e pela entrega do projeto de um curso realizado por meio da estrutura proposta.
Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.