Tania Cristina Pithon-Curi é Doutora em Fisiologia Humana pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Realizou estudos de pós-doutorado na Área de Medicina, na Uniformed Services University of the Health Sciences, Bethesda, Estados Unidos. É Professora Titular do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Cruzeiro do Sul e Pesquisadora Colaboradora do Departamento de Fisiologia e Biofísica da USP. Atualmente, é Coordenadora do Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte e do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Cruzeiro do Sul. Pesquisa na área de fisiologia do exercício e função de leucócitos, estudando o metabolismo de glutamina, apoptose de leucócitos e exercício físico. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D. Em sua carreira, orientou 14 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado. Obteve diversos auxílios da FAPESP, CNPq e do Ministério do Esporte para desenvolvimento de projetos de pesquisa. Presidiu a Comissão Prêmio CAPES de Tese 2011 da área 21. Foi revisora de artigos dos seguintes periódicos: Medicine & Science in Sports & Exercise, Journal Applied Physiology, British Journal of Sports Medicine, American Journal of Physiology: Lung, Clinica Chimica Acta e Kidney Internacional. É membro do American College of Sports Medicine. É autora de 15 capítulos de livros. Publicou 71 artigos em revistas de circulação internacional. Apresenta 1.333 citações e índice H = 20 (Google Scholar). Sobre o estímulo à pesquisa ressalta: "O estímulo deve vir do professor, que deve explicar aos alunos como o conhecimento científico é gerado, os princípios do método científico, o quanto é fascinante realizar novas descobertas e como elas podem melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para isso, é fundamental que a instituição conte com um corpo docente qualificado, com experiência na investigação científica e na publicação dos resultados obtidos. A atividade científica enriquece o currículo do estudante, melhora sua formação acadêmica e aumenta sua inserção no mercado de trabalho. A prática também possibilita a integração das atividades de ensino e pesquisa da universidade e a formação de profissionais mais críticos e mais bem preparados para os desafios do mundo globalizado."