A B C D E F G H I J K Q P O N M L R S T U V W X Y Z

Vagas

Número de lugares destinados para ingresso de alunos em um curso superior, determinado para cada processo seletivo a ser realizado durante um ano, de acordo com o documento de criação ou autorização do curso.

Vagas anuais autorizadas

Número de lugares destinados ao ingresso de estudantes em curso superior, expressas em ato autorizativo, correspondente ao total anual, que a instituição pode distribuir em mais de um processo seletivo. No caso das instituições autônomas, consideram-se autorizadas as vagas aprovadas pelos colegiados acadêmicos competentes e regularmente informadas ao Ministério da Educação, na forma do art. 28 do Decreto 5.773/2006.

Vagas anuais implantadas

Número total de vagas expressas em ato autorizativo. No caso de instituições com autonomia, o avaliador deve verificar nos processos seletivos constantes dos editais expedidos pela instituição.

Vagas oferecidas

Número de vagas ofertadas nos processos (por curso), constantes dos editais expedidos pela instituição.

Vagas preenchidas

Número de vagas preenchidas por processos seletivos (vestibular, Enem, avaliação seriada no ensino médio, vestibular + Enem ou outros tipos de seleção).

Validação dos diplomas de especialização, mestrado e doutorado no ensino superior à distância

Os diplomas de especialização, mestrado e doutorado realizados na modalidade a distância em instituições estrangeiras deverão ser submetidos para reconhecimento em universidade que possua curso ou programa reconhecido pela CAPES, em mesmo nível ou em nível superior e na mesma área ou equivalente, preferencialmente com a oferta correspondente em educação a distância (Art. 28 do Decreto 5.662/05).

Validação dos diplomas expedidos para cursos e programas no ensino superior à distância

Os diplomas de cursos ou programas superiores de graduação e similares, a distância, emitidos por instituição estrangeira, inclusive os ofertados em convênios com instituições sediadas no Brasil, deverão ser submetidos para revalidação em universidade pública brasileira, conforme a legislação vigente. Para os fins de revalidação de diploma de curso ou programa de graduação, a universidade poderá exigir que o portador do diploma estrangeiro se submeta a complementação de estudos, provas ou exames destinados a suprir ou aferir conhecimentos, competências e habilidades na área de diplomação. Deverão ser respeitados os acordos internacionais de reciprocidade e equiparação de cursos (Art. 27 e parágrafos do Decreto 5.662/05).

Validade dos atos autorizativos

Os atos autorizativos são válidos até o ciclo avaliativo seguinte (§ 7º do art. 10 do Decreto 5.773/06).

Vantagens na adesão ao PROUNI

A instituição que aderir ao Prouni ficará isenta dos seguintes impostos e contribuições no período de vigência do termo de adesão: I - Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas; II - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, instituída pela Lei no 7.689, de 15 de dezembro de 1988; III - Contribuição Social para Financiamento da Seguridade Social, instituída pela Lei Complementar no 70, de 30 de dezembro de 1991; e IV - Contribuição para o Programa de Integração Social, instituída pela Lei Complementar no 7, de 7 de setembro de 1970 (Art.8 da Lei 11.096/05).

Vestibular

Processo seletivo tradicionalmente utilizado para ingresso no ensino superior brasileiro. Compreende provas que cobrem as disciplinas acadêmicas cursadas do ensino médio (língua portuguesa e literatura brasileira, matemática, biologia, física, química, história e geografia), uma língua estrangeira moderna (inglês, francês, espanhol, alemão) e uma prova de redação. Os candidatos são convocados por meio de edital e os exames podem ser realizados pela própria IES ou por instituição especializada em realização de concursos ou processos seletivos.

Vestibular EAD

Processo utilizado para selecionar novos estudantes para os cursos na modalidade Ensino a distância.

Volumes

Exemplares físicos do suporte da informação. Divisões físicas de uma obra.