A B C D E F G H I J K Q P O N M L R S T U V W X Y Z

Gabinete de trabalho

Salas para o desenvolvimento de trabalho, de ordem técnica-administrativa e acadêmica, realizado pelos docentes, coordenadores e técnico-administrativos.

Garantia ao auxiliar com sequelas e readaptação

A Convenção Coletiva do Estado de São Paulo assegura ao auxiliar de administração escolar/professor acidentado no trabalho ou acometido por doença profissional, a permanência na Mantenedora em função compatível com seu estado físico, sem prejuízo da remuneração antes percebida (Vide Convenção Coletiva de cada Estado).

Garantia ao auxiliar em vias de aposentadoria

A Convenção Coeltiva de São Paulo assegura ao auxiliar de administração escolar/professor que, comprovadamente estiver a vinte e quatro meses ou menos da aposentadoria por tempo de contribuição ou da aposentadoria por idade, a garantia de emprego durante o período que faltar até a aquisição do direito (Vide Convenção Coletiva de cada Estado).

Garantia de Emprego à Gestante

Trata-se de estabilidade provisória, destinada à gestante desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto - Art. 10, inciso II, alínea "b" das Disposições Transitórias da Constituição Federal. OBS: A CCT pode prever uma estabilidade superior a legal.

Garantia Semestral de Salários

Na Convenção Coletiva de Trabalho do Estado de São Paulo, benefício condedido aos docentes dispensados sem justa causa no primeiro semestre, a partir de 1º de janeiro e no segundo semestre. (vide Convenção Coletiva de cada Estado).

Garantias ao Professor com Sequelas ocasionadas por doenças profissionais ou acidente do trabalho

Garantia ao professor acidentado no trabalho ou acometido por doença profissional de permanência na instituição em função compatível com seu atual estado físico e sem prejuízo da remuneração antes percebida.

GEOCAPES

É uma ferramenta de dados georreferencial. De forma simplificada, pode ser definida como uma base de dados que consiste em referenciar informações de acordo com sua localização geográfica. É uma maneira de disponibilizar informações acerca dos mais diversos cenários em que a Capes participa ou está relacionada.

Gestão acadêmica

Organização no âmbito acadêmico da IES que realiza funções de: estabelecer objetivos, planejar, analisar, conhecer e solucionar problemas, organizar e alocar recursos, tomar decisões, mensurar e avaliar.

Gestão da Educação – Administração da Educação

É uma área do conhecimento que busca orientar a administração de escolas, universidades e instituições educacionais de forma geral.

Gestão democrática do ensino

Princípio associado à perspectiva de democratização das relações estabelecidas entre os diferentes atores do universo educacional (pais, alunos, professores, diretores e pessoal de apoio), no âmbito da autonomia nas escolas.

GM

Gabinete Ministro.

Grade curricular

Constituída pelas relações de interdependência e temporalidade entre as disciplinas e atividades do currículo de um curso. Especifica a ordem na qual as disciplinas e atividades devem ser cursadas e realizadas pelo estudante em determinado período de tempo (ano, semestre, trimestre, quadrimestre, etc.), além de pré-requisitos e equivalências para cada disciplina.

Graduação modulada

Modalidade de ensino de nível superior pela qual o aluno utiliza currículos dos cursos seqüenciais (Cursos Superiores de Formação Específica) para aproveitamento de créditos em cursos de graduação.

Graduado

Aquele que se graduou ou se diplomou em algum curso de graduação, recebendo um grau acadêmico.

Grau acadêmico

Conferido por uma instituição de educação superior (universidade, centro universitário, faculdades integradas, faculdade, escola ou instituto superior, centro de educação tecnológica) como reconhecimento oficial por ter o aluno concluído, com sucesso, todos os requisitos exigidos pelo curso.

Grau de bacharel

É o grau acadêmico conferido ao aluno que concluiu curso que oferta a modalidade bacharelado.

Grau de formação

Nível de escolarização formal concluído por uma pessoa. No Brasil, a escolarização formal divide-se em: a) educação básica, que compreende a educação infantil, o ensino fundamental (correspondendo ao antigo 1º grau) e o ensino médio (correspondendo ao antigo 2º grau); b) educação superior, que compreende o ensino de graduação, os cursos seqüenciais, os cursos de extensão e o ensino de pós-graduação, que compreende a especialização (lato sensu), o mestrado, o mestrado profissional e o doutorado (stricto sensu).

Grau de licenciado

É o grau acadêmico conferido ao aluno que concluiu curso que oferta a modalidade licenciatura.

Grau de tecnólogo

É o grau acadêmico conferido ao aluno que concluiu curso tecnológico.

Grau específico referente à profissão

É o grau acadêmico conferido ao concluinte de curso superior de graduação que o capacita para o exercício profissional. Exemplo: o curso de Medicina confere o grau de médico; o curso de Arquitetura e Urbanismo confere o grau de arquiteto e urbanista.

Grupo de Pesquisa

Caracterizado pela liderança de um ou, excepcionalmente, dois pesquisadores seniores, podendo contar com outros pesquisadores, alunos e pessoal de apoio técnico. Um grupo de pesquisa compartilha linha(s) de pesquisa, equipamentos, instalações e demais recursos; deve ter, pelo menos, uma produção científica e tecnológica.