O Programa Online de Formação em Avaliação da Aprendizagem - Enade Performance 2022, desenvolvido pela Universidade Corporativa do Semesp, ganha sua primeira versão online, com transmissão ao vivo, via Plataforma Zoom, com 32 horas de carga horária, dividida em 4 módulos independentes.
O programa oferece formação continuada em avaliação de aprendizagem por competências, em sintonia com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
OBJETIVO
Discutir métodos para as IES aprimorarem seus desempenhos e construírem trajetórias mais estáveis nas métricas previstas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
PÚBLICO ALVO
Dirigentes, coordenadores, procuradores/recenseadores institucionais, membros de Núcleos Docentes Estruturantes e membros de Núcleos Pedagógicos de IES.
PROGRAMAÇÃO
Módulo 1: os Resultados do Enade e as Fragilidades da Aprendizagem
DATAS: 6 e 7 de abril de 2022 (quarta e quinta)
CARGA HORÁRIA: 8 horas (6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)
TRANSMISSÃO AO VIVO, via plataforma Zoom, das 9 às 12 horas
OBJETIVO: Aprender a interpretar quais fragilidades da aprendizagem geram os resultados finais do Enade, por meio da leitura focada do Relatório de Curso, dos elementos críticos do Relatório Síntese de Área, do comportamento da Média Brasil em cada carreira e do significado dos microdados de aprendizagem constantes no banco de dados do Inep.
CONTEÚDO
· A lógica do Enade e o papel da Média Brasil na performance do curso
· O desempenho singular de cada carreira no Relatório Síntese de Área
· Os elementos de atenção e seu comportamento no Relatório de Curso
· Os microdados disponíveis e seu papel na compreensão da fragilidade
Importante: A disciplina pode ser cursada separadamente
Módulo 2: o Acompanhamento do Progresso e o Desempenho no Enade
DATAS: 11 e 12 de maio de 2022 (quarta e quinta)
CARGA HORÁRIA: 8 horas (6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)
TRANSMISSÃO AO VIVO, via plataforma Zoom, das 9 às 12 horas
OBJETIVO: Aprender a empregar metodologias de avaliação como um processo de verificação dos resultados do processo de ensino, inseridos numa lógica da Gestão da Aprendizagem, que se dá ao final do processo formativo na produção do perfil do egresso, durante o processo na aquisição de competências e na sua base, na apreensão dos saberes curriculares.
CONTEÚDO
· A lógica da Avaliação por Competências em três níveis de formação
· Os indicadores de desempenho na avaliação do egresso
· Os indicadores de desempenho durante o processo de formação
· Os indicadores de desempenho nas unidades curriculares
Importante: A disciplina pode ser cursada separadamente
Módulo 3: o Padrão Enade e a Estrutura das Avaliações
DATAS: 10 e 11 de agosto de 2022 (quarta e quinta)
CARGA HORÁRIA: 8 horas (6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)
TRANSMISSÃO AO VIVO, via plataforma Zoom, das 9 às 12 horas
OBJETIVO: Aprender a utilizar as Avaliações Padronizadas como um instrumento de verificação do cumprimento dos objetivos de aprendizagem previstos no PPC, a partir da organização do processo de testagem e coleta de dados por meio das Matrizes de Referência, em acordo com a organização tridimensional utilizada pelo Inep.
CONTEÚDO
· As Matrizes de Referência na construção de Avaliações Padronizadas.
· A referenciação das questões de avaliação nas Matrizes de Referência
· A construção das questões de acordo com as competências profissionais
· A análise dos resultados no contraponto aos objetivos de ensino
Importante: A disciplina pode ser cursada separadamente
Módulo 4: a Inteligência Acadêmica e o Desempenho no Enade
DATAS: 14 e 15 de setembro de 2022 (quarta e quinta)
CARGA HORÁRIA: 8 horas (6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)
TRANSMISSÃO AO VIVO, via plataforma Zoom, das 9 às 12 horas
OBJETIVO: Aprender a interpretar os dados coletados sobre a aprendizagem dos estudantes como forma de verificar quais são as lacunas de aprendizagem e fragilidades no processo formativo, construindo um sistema de inteligência articulado e sinérgico a partir dos resultados das avaliações realizadas durante o processo formativo.
CONTEÚDO
· Inteligência de aprendizagem por meio da coleta de dados
· Identificação de fragilidades e definição de prioridades
· Análise da aprendizagem a partir das evidências coletadas
· Origem das fragilidades e estratégias de correção
Importante: A disciplina pode ser cursada separadamente
LOCAL
TRANSMISSÕES AO VIVO, via plataforma Zoom: das 9 às 12 horas
METODOLOGIA
Por meio de exemplos de demandas vivenciadas por IES, os módulos Programa Online de Formação em Avaliação da Aprendizagem – Enade Performance 2022 apresentam as metodologias necessárias para organizar a avaliação da aprendizagem, discussão de casos e evidências reais e orientações de como solucionar os desafios da Gestão da Aprendizagem.
Para isso, a didática será amparada em base teórica e contextual no nível stricto sensu, na experiência prática e reflexiva do expositor em nível de reitoria e na aquisição de expertises em desafios práticos.
Para ter acesso aos módulos online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.
CERTIFICADO
Ao final do Programa Online de Formação em Avaliação da Aprendizagem – Enade Performance 2022, o participante receberá o certificado de conclusão do programa emitido pela Universidade Corporativa Semesp. Caso o participante tenha participado de módulos isoladamente, ele receberá o certificado de conclusão do(s) módulo(s) concluído(s).