Universidade Corporativa promove primeira formação para operadores do Fies

Desde o começo do ano de 2015, quando as primeiras mudanças no Programa de Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começaram a afetar as instituições de ensino superior já foram publicadas portarias, resoluções, medidas provisórias, editais e muitas outras ações do Ministério da Educação (MEC) que trouxeram muitas dúvidas aos profissionais do departamento de financiamentos das IES e aos próprios estudantes.

Com o objetivo de esclarecer as principais questões e as atuais regras divulgadas recentemente pelo MEC, a Universidade Corporativa Semesp promoverá o curso “Formação de Operadores de Fies” no dia 01/09, na sede do Semesp, em São Paulo.

Serão oito horas de curso que abordarão toda a evolução do Fies; a operacionalização do SisFIES e a diferença entre o perfil de mantenedor e estudante; as funcionalidades do Fies Oferta; e boas práticas que podem e devem ser adotadas a fim de evitar problemas com os contratos de financiamentos.

O Fies oferece o financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Mais de 2,1 milhões de estudantes são beneficiados. Na edição do segundo semestre de 2016, o Fies ofertou 75 mil financiamentos, mas o programa recebeu 294 mil inscrições. Além de cumprir as demais exigências do programa, o aluno precisa fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ministrado por Alexandre Mori, assessor de Programas de Financiamento do Semesp, o curso é destinado a membros da Comissão de Supervisão e Acompanhamento do Fies (CPSA), gestores e demais profissionais que atuam nessa área dentro das universidades. Pessoas de vários estados brasileiros já se inscreveram para participar do curso.

Além do conteúdo teórico, os participantes poderão acompanhar uma discussão de casos, questões cotidianas do SisFIES e orientações sobre casos específicos. Faça já a sua matrícula. As vagas são limitadas!

 

Outras Notícias

LIVE Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado

Concebido para ser o momento de estudos e reflexões do profissional de comunicação e marketing educacional, o Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado do SADEBR pretende abordar de forma interativa, objetiva, leve e informal assuntos relevantes, dicas, panoramas, pesquisas, estudos de mercado e entrevistas para que o profissional de marketing educacional fique por dentro de tudo que acontece nas IES brasileiras e mundiais. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 9h, durante três meses. Mas, se não puder assistir,...