Universidade Corporativa capacita coordenadores de curso para liderar equipes produtivas

Universidade Corporativa Semesp capacita coordenadores de curso para liderar equipes produtivas e competitivas

Programa inicia dia 14/8 e vai formar profissionais capacitados para criar curso e projeto acadêmico que tragam resultados financeiros positivos para as IES e ótima avaliação no MEC.

A Universidade Corporativa Semesp inicia no próximo dia 14 de agosto, em São Paulo, a terceira turma do Programa de Formação e Capacitação de Coordenadores de Curso, destinado exclusivamente a capacitar colaboradores de IES para a gestão acadêmica de cursos e otimização dos processos administrativos e pedagógicos.

O programa é dividido em três módulos mensais (agosto, setembro e outubro) e proporcionará conteúdos e ferramentas para desenvolver a formação crítica do profissional, além de trazer estudos de caso e reunir profissionais experientes da área para compartilharem experiências e conhecimentos.

Segundo o coordenador dos cursos da Universidade Corporativa Semesp, Marcio Sanches, que é também coordenador de MBAs In Company pelo FGV Corporativo e professor de Estratégia Empresarial na EAESP-FGV, FIA e Centro Universitário Toledo, de Presidente Prudente, o programa surgiu a partir de pesquisa feita com as próprias IES associadas ao Semesp. Para Sanches, “diferentemente das IES estrangeiras, que formam coordenadores de curso pós curso técnico, aqui no Brasil um professor com bom nível técnico, em uma determinada área, faz o caminho inverso e é captado pela instituição para tornar-se coordenador de curso, o que nem sempre funciona porque um técnico pode ser um ótimo professor mas não, necessariamente, será um ótimo coordenador de curso”.

Por isso a necessidade de se pensar um modelo para que esses profissionais estejam bem preparados para entrar no mercado de trabalho entendendo todos os processos para coordenar um eficiente projeto de curso, seguindo todos os passos como criar o curso (com documentação, legislação e regulação exigidos por lei), além de montar um projeto pedagógico gerenciando resultados financeiros positivos, ações de marketing com planejamento e ter como resultado ótima avaliação estabelecida pelos conceitos do MEC.

Para compartilhar experiências e conhecimentos nessa área, a UC convidou, entre os profissionais que ministrarão o curso, o diretor da FIAP, Wagner Sanches, o diretor acadêmico da Faculdade Unipac Gustavo Hoffmann, a Pesquisadora Institucional da Universidade de Marília, Andréia Labegalini, o líder do Laboratório de Metodologias Inovadoras do Unisal, Unidade Lorena, professor Antônio Sávio, a advogada do Semesp, Raquel Carmona, a pedagoga Priscila Simões (Expertise) e o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

Programa de Formação e Capacitação de Coordenadores de Curso

Dividido em 3 módulos:

Módulo 1: Fundamentos de Coordenação: 48 horas
Módulo 2: Gestão de Recursos Organizacionais: 48 horas
Módulo 3: Gestão Acadêmica: 32 horas

Disciplinas / Módulo 1: Ensino Superior no Brasil: Panorama Geral e Tendências; Papel do Coordenador Acadêmico como Gestor Acadêmico e Administrativo; Fundamentos de Legislação e Marco Legal do Ensino Superior Brasileiro; Elaboração e Gestão de PDI, PPI e PPC; Indicadores de qualidade no Ensino Superior Brasileiro; Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos Presenciais e EAD; O processo pedagógico nos Cursos Superiores e a Gestão do Ensino.

Disciplinas / Módulo 2: Gestão de Extensão; Gestão de Pesquisa; Gestão de Pós-Graduação Stricto Senso; Gestão de Pós-Graduação Lato Sensu.

Disciplinas / Módulo 3: Gestão Financeira e Orçamentária de IES; Marketing e Endomarketing em IES; Gestão de Pessoas em IES. Gestão de Evasão.

Carga horária: 128 horas
Dias: 14 e 15 de agosto
Dias: 11 e 12 de setembro
Dias: 16 e 17 de outubro
Horário: das 9h às 18h
Local: Semesp
Endereço: Rua Cipriano Barata, 2.431, Ipiranga, São Paulo, SP, Brasil

Inscrições nos cursos e informações: www.uc.semesp.org.br
E-mail: [email protected]
Fone: 11 2069-4444

Sobre a Universidade Corporativa Semesp

Lançada em junho de 2014 pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior do Estado de São Paulo, tem como objetivo suprir a ausência de programas específicos para formação profissional no ensino superior privado. Para isso mantém um conjunto de formações para capacitar e qualificar os profissionais do ensino superior tanto no nível operacional (programas de aperfeiçoamento de docentes e técnicos administrativos, etc.) quanto no nível gerencial (programas de formação de coordenadores de curso e outras funções gerenciais: marketing, finanças, RH, TI, etc.), e até mesmo no de mantenedores (programas voltados às questões de caráter societário, de formação de sucessores, etc.). Seus cursos livres, presenciais e modulares, já formaram e capacitaram cerca de 200 profissionais e todos receberam o Certificado de Conclusão de Curso do Semesp.

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo.

Para saber mais, acesse www.semesp.org.br ou www.facebook.com/semesp.

Atendimento à Imprensa

Ana Purchio / 11 2069-4419 / [email protected]

Gabriela Dias / 11 3129-8737 / [email protected]

Outras Notícias

LIVE Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado

Concebido para ser o momento de estudos e reflexões do profissional de comunicação e marketing educacional, o Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado do SADEBR pretende abordar de forma interativa, objetiva, leve e informal assuntos relevantes, dicas, panoramas, pesquisas, estudos de mercado e entrevistas para que o profissional de marketing educacional fique por dentro de tudo que acontece nas IES brasileiras e mundiais. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 9h, durante três meses. Mas, se não puder assistir,...