UC Semesp realiza workshop internacional sobre aprendizagem desafiadora

“Como Desenvolver Proposta de Inovação Educacional por Meio da Aprendizagem baseada em Desafios: A Experiência da Tec. de Monterrey” foi o primeiro workshop internacional de 2019 da UC

A UC Semesp promoveu na última quarta-feira, 20, o primeiro workshop internacional de 2019, com o tema “Como Desenvolver Proposta de Inovação Educacional por Meio da Aprendizagem baseada em Desafios: A Experiência da Tec. de Monterrey”, ministrado pela mexicana Deyra Guadalupe Charles Estrada, membro do comitê científico do Congresso Internacional de Inovação Educacional e docente na própria Universidade Tecnológica de Monterrey, no México.

Pela primeira vez no Brasil, Deyra contou aos presentes um pouco sobre como a Universidade Tecnológica de Monterrey tem trabalhado para transformar seu modelo educacional por meio da inovação e do desenvolvimento de uma metodologia de aprendizagem baseada em desafios.

“Esse novo modelo envolve uma mudança no paradigma da educação e do papel do professor, buscando preparar, da melhor forma possível, o aluno para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do século 21”, explicou Deyra na abertura do workshop. “Essas mudanças são baseadas em quatro pilares: aprendizagem desafiadora, flexibilidade curricular, professores inspirados e vivência memorável”, citou.

Ao longo do workshop, Deyra explanou sobre o conceito de aprendizagem desafiadora, apresentando informações sobre a proposta educativa e o perfil dos alunos da Universidade Tecnológica de Monterrey que tem aderido à metodologia. “A aprendizagem desafiadora é baseada em competências e disciplinas transversais que não pressionam o estudante a escolher de imediato uma carreira definitiva. O objetivo é, por meio de uma formação integral, preparar profissionais competitivos”, afirmou.

Próximos cursos

Ainda no primeiro semestre de 2019, a UC oferecerá outros workshops internacionais, como o “Como Captar Recursos e Gerir Programas Sustentáveis de Bolsas de Estudos e Crédito Estudantil”, que apresentará as bem sucedidas experiências de IES brasileiras e da Universidade de Los Andes, da Colômbia. O workshop acontecerá nos dias 11 e 12 de abril, e as inscrições podem ser feitas aqui.

Em junho, nos dias 19, 20 e 21, a UC atravessará fronteiras pela primeira vez para apoiar o Sthem Around the World, no Arizona, Estados Unidos, levando 15 mantenedores, reitores e líderes de IES para o evento. Os participantes terão oportunidade de acompanhar um programa interativo sobre os desafios enfrentados pelas IES ao redor do mundo por meio do compartilhamento de experiências de liderança e de projeções de modelos de gestão de conhecimento. Mais informações sobre a oportunidade no e-mail fabio@trusttravel.com.br.

Confira calendário de cursos UC

Outras Notícias