Tendências para o trabalho do futuro

O Portal Exame listou 5 tendências do trabalho no futuro. Uma pesquisa mundial chamada Future of Work (Futuro do Trabalho), realizada pela ADP com 2 mil funcionários de empresas com 250 ou mais empregados, mostrou que o expediente tradicional, composto por 8 horas diárias, pode estar com os dias contados. Além desse, saiba quais foram os destaques desse levantamento:

-77% dos brasileiros afirmaram querer ter controle e flexibilidade para trabalhar onde e no horário que quiserem. As novas tecnologias já permitem que as pessoas fiquem conectadas e, em breve, o ambiente de trabalho também deverá se adaptar às necessidade pessoais;

-75% dos brasileiros acham que a tecnologia será o principal instrumento de aprendizagem e novos conhecimentos no mundo corporativo. O crescimento e novas ferramentas que o EAD é capaz de proporcionar faz com que as pessoas invistam nessa modalidade de aprendizado;

-A administração e o desempenho da equipe deixará de ser restrita aos gestores e, dessa forma, as estruturas não vão ser tão hierarquizadas e sim mais colaborativas. Mas de acordo com a pesquisa, no Brasil, apenas 39% dos entrevistados acreditam que as empresas irão investir em sistemas de autogestão;

-No futuro os profissionais passarão a trabalhar sob demanda e não por contratos de longo prazo. “O foco é a administração da rede de contatos que é o que vai garantir a possibilidade de trabalho no futuro”, disse Mariane Guerra, vice-presidente de recursos humanos de ADP do Brasil, em entrevista ao Portal Exame;

-Hoje em dia, a questão financeira conta mais do que o significado do trabalho e apenas 34% dos brasileiros consideram este um aspecto fundamental para a escolha do emprego. Quando a crise econômica passar, o salário vai perder o peso e o emprego ficará mais ligado ao que realmente as pessoas gostam de fazer.

A Universidade Corporativa Semesp oferece cursos à distância para profissionais de diversas áreas das IES. Consulte a saiba mais sobre os próximos temas em: https://www.semesp.org.br/uc/cursos/?tipo=online

Outras Notícias

LIVE Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado

Concebido para ser o momento de estudos e reflexões do profissional de comunicação e marketing educacional, o Programa de Marketing Educacional e Estudos de Mercado do SADEBR pretende abordar de forma interativa, objetiva, leve e informal assuntos relevantes, dicas, panoramas, pesquisas, estudos de mercado e entrevistas para que o profissional de marketing educacional fique por dentro de tudo que acontece nas IES brasileiras e mundiais. Os encontros ocorrerão nas sextas-feiras, às 9h, durante três meses. Mas, se não puder assistir,...